terça-feira, 14 de abril de 2009

II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Amanhã, terça-feira 14.04.09, começa a II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, no salão Xangô do Centro de Conveções. E a conferência já começa fervendo. A palestra inaugural, a partir das 18 horas, será do senador Paulo Paim (PT-RS). Paim é autor do projeto que cria o Estatuto da Igualdade, uma iniciativa que se arrasta há dez anos no Congresso.

A resistência à medida, que faz um apanhado da legislação existente para o combate ao racismo e à discriminação, além de estipular outras relacionadas a estas questões, encontra forte oposição de setores do Congresso.

Os maiores opositores são os ligados aos grandes proprietários rurais, pois toca na questão do acesso à terra aos quilombolas, e os parlamentares vinculados a setores evangélicos por conta do estatuto prever punições severas para a intolerância contra as religiões de matrizes africanas.

Para embalar a noite tem show do cantor e compositor Lazzo Matumbi. Os participantes da conferência, que irá até a próxima quinta-feira, serão os delegados escolhidos entre a sociedade civil e representantes do governo municipal. Eles vão avaliar, sugerir, mas também criticar, as diretrizes e princípios aprovados na I Conferência, identificar o que foi feito e o que faltou. Vão também contribuir para a construção do Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Estarão participando da conferência 232 delegados, escolhidos nas plenárias que foram realizadas em vários bairros da cidade. Eles representam os segmentos de gênero, indígenas, religiosidade, capoeira, juventude, quilombos, sindicatos, movimento GLBT, associações de bairros, portadores de necessidades especiais e movimento negro.

Os 68 delegados indicados pela administração municipal também tem direito a voto. Para mais informações, acesse o site da Semur.

obs: bem que nossos conexistas baianos, poderiam nos enviar um resumo desse evento! Quem sabe o senador Paim, indique quais os senadores que mais se mostram relutantes para aprovação do estatuto da igualdade racial.

---

faço coro no pedido desta mensagem enviada por Rogério Feop/UFPR

danilo, fneop

Nenhum comentário: