sábado, 23 de maio de 2009

Abaixo assinado on-line pela aprovação da Lei de Extensão Universitária

Nós, abaixo-assinado, reivindicamos junto ao Congresso Nacional e Andifes a construção e aprovação de uma Política Nacional de Extensão Universitária que regulamente todos os programas e projetos de extensão desenvolvidos pelas Instituições Públicas de Ensino Superior. É importante lembrar que a ausência dessa lei tem inviabilizado a continuação de Programas importantíssimos como o Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares. Só este programa atende diretamente a mais de 2.000 estudantes universitários de origem popular em 33 IFES e, indiretamente, cerca de 20.000 jovens, moças e rapazes, com suas ações nas comunidades populares. O Conexões de Saberes é hoje a mais importante Política de Ação Afirmativa de Permanência mantida pelo MEC nas IFES. Mas, infelizmente, corre sério risco de extinção (assim como outros programas de extensão mantidos pelo MEC) por falta de uma legislação específica que regulamente as atividades desenvolvidas pelas Pró-Reitorias de Extensão e sua conformidade com as normas e rubricas do FNDE. Se você é a favor desse abaixo-assinado favor clique no link abaixo e não permita que mais essa injustiça seja cometida contra os estudantes universitários(as) brasileiros(as) moradores(as) de espaço popular.

ASSINE AQUI:
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4340

---
danilo, feop/se
sennece sec genero

Apoio ao Coletivo de Bolsistas na ocupação da reitoria da UEFS/BA

23 de maio de 2009

O FEOP – Fórum de Estudantes de Origem Popular apoia plenamente a atuação do Coletivo de Bolsistas da UEFS que desde o dia 14/05/09 tem ocupado a reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA).

O descaso que alguns gestores das universidades públicas tem tratado os/as estudantes de origem popular é de tamanha gravidade que até mesmo o diálogo real só tem sido possível depois de ações mais intensas.

A assistência estudantil é um direito voltado para garantir a permanência e a conclusão qualificada das/os estudantes. E como direito que é deve ser reconhecido como tal. Direito não se negocia, não se pede. Direito se conquista e se mantem na luta.

O FEOP reforça a importância de ações como essa, pois esta situação é recorrente em diversas universidade do Brasil. E onde aconteçer descaso dos gestores e onde não houver diálogo real que a ação do Coletivo de Bolsistas da UEFS sirva de exemplo.

Parabéns e força na luta!


FEOP – Fórum de Estudantes de Origem Popular
Feop.blogspot.com
feopbrasil@gmail.com

-------
danilo feop/se

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Momento Histórico na UEFS

Bolsista entram em Greve e OCUPAM a Reitoria da UEFS.

Vejam mais detalhes nos links abaixo:

Fotos da Ocupação:
http://picasaweb.google.com/coletivobolsistauefs/Ocupacaoreitoriauefs

Vídeo da TV SUBAÉ:
http://www.youtube.com/watch?v=nqpzNLipYxw

Noticiário:
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1149337


Retirado do blog da ocupacao
http://coletivodebolsistasuefs.blogspot.com/


danilo, feop/se

Negociações avançam na UEFS!

Nota Pública do Comando de Ocupação
Feira de Santana, 20 de maio de 2009

Viemos informar que no dia 19 de maio de 2009 foram reabertas as negociações com o comando de ocupação tanto com a administração da UEFS quanto com o governo do estado, na figura do secretário de educação. Internamente, as negociações se encontram nas seguintes condições: foram entregues e apresentadas as propostas de minutas das bolsas auxilio especial, arte e cultura, extensão, monitoria e estágio acadêmico para a reitoria. A nossa atual reivindicação para esse ponto (proposta de minutas) é a realização de um CONSEPE extra-ordinário, na próxima semana, com pauta principal “apreciação das propostas de minutas” para que haja tanto a discussão na comunidade universitária sobre a nossa proposta quanto a devida apreciação. Externamente, as negociações se encontram nas seguintes condições: o secretário de educação aceitou a primeira proposição – marcou uma reunião de negociação para o dia 10 de junho, 9h, no prédio da reitoria, e estamos no aguardo das propostas do estado para as outras pautas para antes do dia 10 de junho. As pautas são: ampliação do valor e quantidade de bolsas, revogação da lei 7.176/97 e dia fixo e garantia do pagamento das bolsas.

É valido também informar que os seguintes setores estão em funcionamento na reitoria (a partir de uma solicitação da administração central e que o comando de ocupação compreendeu que no avanço das negociações são admissíveis): funcionamento do setor de recursos humanos e setor de pessoal até está quarta (20/05), em função dos prazos para a entrega de documentação do enquadramento dos servidores, sendo que isto viabiliza a progressão e promoção na carreira. É importante ressaltar que esta também foi uma solicitação do SINTEST, sindicato este que está se solidarizando com a ocupação e manifestação dos bolsistas; funcionamento por dois dias e doze horas (a contar das 15h do dia 19 de maio) dos setores responsáveis por viabilizar as formaturas da semana em curso; funcionamento da Divisão de Assuntos Acadêmicos (apenas o setor que efetua a matrícula de sétima chamada) sendo que esta tarefa será executada fora do espaço físico da reitoria, ou seja, o setor será liberado apenas para o recolhimento do material necessário. A liberação ocorrerá na sexta-feira (22/05).

Comando de Ocupação

Coletivo de Bolsistas da UEFS
coletivobolsistauefs@gmail.com
http://coletivodebolsistasuefs.blogspot.com/

----
retirado do blog
http://contrapontoba.blogspot.com/2009/05/negociacoes-avancam-na-uefs.html
enviado por Rafael Digal na lista da Femeh

danilo, feop/se


Reitoria da UEFS ocupada (Greve d@s Bolsistas)

Bolsistas cruzam os braços, ocupam a Reitoria e denunciam descaso do governo.

Percebendo o descaso com que os programas de bolsas estudantis da UEFS vêm sendo tratados, com os sucessivos desrespeitos e a insistente recusa do governo do estado em atender/negociar nossas reivindicações e considerando a existência de uma ampla articulação estudantil em torno destes problemas. Então torna necessária uma mobilização generalizada e radicalizada no sentido de melhor conduzir estas lutas, unificar nossas pautas e garantir maior enfrentamento e combatividade frente aos abusos que temos sofrido. Com esse objetivo, em Assembléia dos (as) Bolsistas da UEFS do dia 14/05/09, o coletivo deliberou pela OCUPAÇÃO da Reitoria e a paralisação de suas atividades, que surge de um amplo processo mobilizatório que já dura pouco mais de dois meses.

Nossa pauta unificada de LUTA e REINVIDICAÇÃO incluem:

1) Vinda do Secretário de Educação do Estado da Bahia ao campus da UEFS, localizado na cidade de Feira de Santana, no sentido de resolução das pautas dos bolsistas;

2) A necessidade do aumento do número e valor das bolsas, que perpassam por questões de permanência/assistência estudantil, visto que o número atual não contempla a demanda para uma política de permanência efetiva de uma Universidade com sistema de cotas para afrodescendentes, indígenas e estudantes oriundos da rede pública de ensino;

3) A luta por ajustes relativos ao funcionamento dos regimes de bolsas (mudanças no caráter das resoluções em vigor, redefinição de carga horária, etc.);

4) Revogação da Lei 7176/97, instrumento intervencionista com que o governo do estado emperra a resolução autônoma dos nossos problemas;

5) Estipulação e garantia de um data fixa para o pagamento das bolsas;

6) Combate a qualquer tipo retaliação, repressão ou perseguição por parte de qualquer setor aos (às) bolsistas em greve, tomando as devidas providências de reação coletiva, ocupando os espaços e inviabilizando qualquer tipo de funcionamento do setor, como forma de garantir o direito à expressão e reivindicação;

Externamente, pretextando “razões maiores” para negligência nos repasses de verba, o governo recorre à atual crise econômica para justificar sua política de desmonte da assistência estudantil, penalizando a universidade pública e nossa categoria em particular sobre a qual tem recaído o ônus da crise. @s bolsistas vão pagar pela crise?!

Tendo em vista que as mobilizações até agora não apresentaram respostas significativas em face do descaso ostensivo do governo do estado em suas constantes recusas em acolher processos de negociação. Entendemos a necessidade de não só mantermos a paralisação / greve e expandi-la ao máximo como também conferir maior radicalidade na condução desta luta, com vistas à abertura de um processo de negociação com a Secretaria de Educação e a Administração Superior da UEFS onde nossa pauta seja acolhida e tratada com a merecida consideração.
Coletivo d@s Bolsistas da UEFS

danilo, feop/se
sennece sec genero

terça-feira, 19 de maio de 2009

Reunião Geral dos Bolsistas do Conexões de Saberes UFES 2009

Todos os bolsistas do Programa Conexão de Saberes-ufes 2009 estão convocados a participar da reunião extraordinária a se realizar no dia 21/05/09, quinta-feira, às 13:30h, onde serão tratados os seguintes temas:

1- Contexto nacional em que se encontra o Programa Conexões de Saberes;
2- Situação atual do Conexões Ufes;
3- Construção de propostas a serem apresentadas junto a Pro-reitoria de extensão e a SECAD;
4- Agendar conversa com Cirilo;


OBS.: Todos devem comparecer à reunião impreterivelmente no horário marcado.Sua presença é indispensável! Atenciosamente: Equipe de apoio.

--
Ass.: Iljorvanio Silva

----
danilo, feop/se

feop relatoria da reuniao 16-05-09

Presentes: Danilo (feop/se), Elcio (feop/ RJ), Rita (feop/BA), Anna (Feop/PE), Francini (feop/RO), Alemmar (Feop/RO), Renato (Feop/RJ), Gilney (Feop/PE)

Pauta:
1.Informes do Edital;
2.Saber quem são os representantes numa possível reunião da Secad;
3.Parceira com SENCE;
4.Organização dos feop´s locais;
5.Feop no CNE e CONUME.

Encaminhamentos:
= O Edital não sairá pela Lei de Estágio. O pagamento sairá pelas rubricas de cada ifes trabalha.

= Trabalhar em cima do Abaixo Assinado buscando chamar a atenção para a Lei de Extensão. O modelo está finalizado, está na lista, mas será reenca-minhado outra vez em breve.
= Cada feop local digitalizar as folhas assinadas e enviar as cópias materiais e digitais para a comissão responsável.
= É necessário algum Feop local para se responsabilizar como comissão pela concentração das cópias do abaixo assinado.

= Reforçado que os feop’s locais se realizem em Agosto deste ano 2009.

= Representantes numa provável reunião da secad:
Rregionais -> Feop/Unir (N) Danilo (NE), Sabrina (SE) e Rogério (S);
Locais -> Feop/Univasf e Feop/RN.
= Confirmação das/os representantes com a máxima urgência!!

= Elaborar texto reforçando a importância desta reunião e se antecipando na sugestão da representação estudantil.

Infelizmente a energia acabou e sai antes de terminar. Creio que tenha sido interrompida. Uma pena, pois estava fluindo legal.
E aqui fica o toque, teremos mais reunião por esses dias, então sugiram data e horário, ok?

relatoria por danilo, feop/se

O Problema da Extensão Universitária

De acordo com o artigo 207 da Constituição Brasileira "As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão". Esses três últimos pontos constituem as funções básicas da Universidade, as quais devem merecer igualdade em tratamento por parte das instituições de ensino superior, pois, ao contrário, estarão violando esse preceito constitucional.

Contudo, desde já é possível reconhecer que neste tripé existe uma séria desigualdade. O ensino e pesquisa são reconhecidos e valorizados, mas e a extensão? Na própria comunidade acadêmica não existe concordância quanto o que seja a extensão. A extensão universitária é uma forma de interação que deve existir entre a universidade e a comunidade na qual está inserida. Funciona como uma via de duas mãos, em que a Universidade leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade e recebe dela retornos positivos tais como suas reais necessidades e o saber dessas comunidades. Ocorre, na realidade, uma troca de conhecimentos.

Mas isso é o que deveria ser a extensão universitária, pois a prática tem se mostrado diferente. A prática extensionista tem se realizado numa perspectiva funcionalista, ou seja, suas ações são eventuais, sem continuidade e sem vínculo com ensino e pesquisa. Além de que, apesar da maioria dos docentes considerarem a extensão importante e se dizerem motivados, poucos participam. E por quê? Provavelmente os principais problemas da extensão – falta de uma política institucional de extensão, recursos financeiros limitados, desvinculação entre essa atividade e o ensino, a pesquisa e o currículo – já seja uma sinalização capaz de fundamentar a reflexão. Junto a isso, tanto docentes quanto dirigentes reconhecem que a extensão é vista em geral como uma função desprestigiada, não essencial, recebendo uma carga de preconceitos que a coloca como secundária.

E aqui chegamos num ponto fundamental: a extensão universitária não é regulamentada. E isso traz inúmeros problemas, sendo os principais o não pagamento de bolsa às/aos estudantes extensionistas, às/aos professoras/es coordenadoras/es e o baixo recurso financeiro disponível – o que leva à não realização de ações nas comunidades ou a uma intervenção deficitária. Apesar de existir um projeto de lei para regulamentar a extensão, este ainda não foi aprovado: está parado por falta de prioridade na agenda do MEC. Neste sentido, é preciso que a ANDIFES, o FORPROEX e a comunidade acadêmica em geral tragam à ordem do dia essa discussão. E isso só acontecerá através de pressão e mobilização.

Destacamos que a extensão se apresenta hoje como a principal forma de preservar e ampliar os laços dos/as estudantes de origem popular com seus territórios de origem. Face a isso, o FNEOP – Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular chama para o mês de Agosto de 2009 uma mobilização em defesa da Lei de Extensão. Através da realização dos Feop locais, do abaixo-assinado virtual e manual e de um Ato buscamos chamar atenção para importância social-acadêmica da Extensão universitária na formação dos/as estudantes e na horizontalização das relações entre universidade e comunidade. Sendo assim, convidamos os demais movimentos se juntarem na luta pela Lei de Extensão fortalecendo a defesa por uma universidade realmente popular e que valorize as comunidades populares e as/os estudantes de origem popular.

Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular, 12 de maio de 2009
feopbrasil@gmail.com / feop.blogspot.com

Referências
Disponível em:
http://www.ecientificocultural.com/ECC2/artigos/oberdan9.html,
acesso em 08/05/09.

Disponível em:
http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/1101T.PDf,
acesso em 08/05/09.
danilo, feop/se

segunda-feira, 18 de maio de 2009

ABAIXO ASSINADO PELA LEI DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Por meio deste documento, nós (abaixo assinados) reivindicamos junto ao Congresso Nacional e Andifes a construção e aprovação de uma Política Nacional de Extensão Universitária que regulamente todos os programas de extensão desenvolvidos pelas Instituições Públicas de Ensino Superior. É importante lembrar que a ausência dessa lei inviabiliza a continuação de Programas importantíssimos como o Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares. Este programa - que atende diretamente a mais de 2.000 estudantes universitários de origem popular em 33 IFES e cerca de 20.000 jovens indiretamente com suas ações nas comunidades populares – é hoje a mais importante Política de Ação Afirmativa mantida pelo MEC nas IFES. Mas, infelizmente, corre sério risco de extinção (assim como outros programas de extensão mantidos pelo MEC) por falta de uma legislação específica que regulamente as atividades desenvolvidas pelas Pró-Reitorias de Extensão.

danilo, feop/se