sexta-feira, 24 de abril de 2009

Conexões Univasf pretende apresentar trabalho no 6º Conpsi


Nos próximos dias 06 a 09 de maio de 2009 acontecerá em Belém – Pará (HANGAR - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia) o 6° Congresso Norte Nordeste de Psicologia - CONPSI.

8 estudantes e 1 professora da Univasf pretendem participar deste encontro, uma vez que tiveram 9 trabalhos aceitos no Congresso e mais um mini-curso.

Por conta da falta de alojamento e do alto custo de hospedagem estamos entrando em contato com o movimento de casas do Pará para ver a possibilidade de alojar nossas companheiras da Univasf.

- Eis o contato inicial
Janaína, estou encaminhando o seu pedido para a lista da SENCE - Secretaria nacional de Casas de Estudantes, a sencebrasil. Procura ela no yahoogrupos e se inscreve.

Abraços.
danilo, fneop
sennece sec genero

- Resposta do Alessandro
olhe sou a Casa das Estudantes Feminina da Ufpa ,creio que pode lhe ajudarem entre em contato com a Rafala ou Leila,caso tiverem estudantes do sexo masculino a CEUP ,pode ver essas hospedagem com a UEPA visto que possuem um alojamento na universidade.
alessandroatm@hotmail.com

xxx

Boa sorte à Univasf e que dê tudo certo.
Relembro da importância de aproximação com o Movimento de Casas de Estudantes (SENCE), não só por questões práticas como essas, mas para a unificação da luta.

Abraços a todas/os.
danilo, ufs
fneop

quarta-feira, 22 de abril de 2009

MASTERCARD: O Que Tem Preço

Texto baseado nesta propaganda


Sempre gostei de observar os comerciais brasileiros; nada pelos produtos em si, mais pela perspectiva artística que a propaganda brasileira costumava ter. Em certos períodos, tive muitos contragostos, especialmente à época em que as cervejarias desbundaram em propagandas sexistas, mal-feitas e repetitivas, até que, felizmente, a justiça decidiu - por pressão das feministas - pôr os limites necessários à liberdade de expressão. Afinal, democracia não justifica agressão e discriminação contra mulheres; pelo contrário, requer a garantia de serem tutelados os direitos fundamentais de todos os segmentos sociais.Bem, mas o que eu quero dizer é sobre a perspectiva artística das propagandas, e a respeito de como algumas delas marcam os telespectadores. Em Pernambuco, quem tenha mais de trinta anos não tem como não lembrar com um sorriso os jingles das Casas José Araújo, nos idos dos 1980, ou a cantiga doce de uma marca de açúcar cristal.Mais recentemente, em nível nacional, uma dessas campanhas bem sucedidas é a da Mastercard, que associa o consumo às coisas não-consumíveis, seduzindo quem assiste geralmente pela afetividade. Pois bem. A última das versões da campanha "Não tem preço" espantou-me com um exemplar bem "sutil" do racismo brasileiro, daqueles que poucas pessoas "conseguem" perceber. Ou querem perceber.

Trata-se de um jovem franzino branco lutando no ringue com um homem negro grande e forte. Do lado do negro, a altura e os músculos; do lado do branco, a sua força está num computador, em livros e, o que quer nos levar a pensar a propaganda, pela aplicação intelectual do jovem branco. Ao final da luta, o negro desaba enquanto o jovem ergue os braços e o narrador finaliza: "passar no vestibular: não tem preço".

Muito interessante como a propaganda descreve exatamente o pensamento comum referente ao "lugar" do negro na perspectiva racista brasileira, principalmente em relação à educação. Se de um lado o negro aparece superior fisicamente, com sua "força bruta", muscular, o branco o supera pelo "mérito" individual da intelectualidade e, por isso mesmo, derruba o primeiro para ocupar um lugar de privilégio - a universidade. Assim é a idéia geral que povoa o imaginário brasileiro, principalmente em relação às cotas.

A propaganda da Mastercard parece ter sido escrita por aqueles intelectuais de gabinete que criticam as cotas como uma ameaça à meritocracia individual, elitista e racista; quem sabe, foi mesmo. Não duvidaria. Afinal, a igualdade racial é um preço muito caro que alguns segmentos da sociedade não querem pagar, para não terem de ver o negro e a negra se defenderem dos golpes que historicamente receberam. O medo, tão grande, desse "jovem branco franzino", é da reação; de ver-se contra-atacado, golpeado e jogado ao chão, humilhado, assim como fez ao outro.

Mas erra quem vai nesse caminho. Em nenhum momento, a defesa das cotas quer colocar as coisas como uma luta de boxe, no qual o "vencedor" deixa o outro derrubado na lona, vencido. Pelo contrário. Queremos sim que o vestibular saia do ringue e que a universidade seja um campo democrático, sem disputa ou concorrência - tão-somente de conhecimento. E, necessariamente, da socialização deste conhecimento.

Queremos que a educação não tenha preço, nem pagantes, nem excluídos. Sem os nocautes da injustiça social e do racismo, que fazem a pessoa negra pagar sempre muito caro por sua existência. O racismo causa, inclusive, um estrago que não tem valor que compense. Só a consciência social - e essa sim, não tem preço, apesar de ser ainda tão cara em nossa sociedade.
Rebeca Oliveira Duarte

"Não me digas que não podes; querendo Deus e dando-te coragem, poderás." (Sócrates, em Platão, "Teeteto")

Rebeca Oliveira Duarte Observatório Negro
Rua do Sossego, 253 - sala 02 - Boa Vista
Recife-PE - CEP 50.050-080
F: 00 55 81 34231627/94211435
observatorionegro@gmail.com

--

Regina Maria Faria Gomes
“Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida, e viver com paixão, perder com classe, e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve. E a vida é muito, para ser insignificante.” CHARLES CHAPLIN

Que assim seja em 2009!!
Visitem nossos blog:
http://rmfgomes.blogspot.com/
http://casaser.blogspot.com/
http://regomes1.blogspot.com/

---

Assisti ontem ao comercial e fiquei perplexa. Nitidamente a Mastercar, na condição de defensora da visão elitista mostra que o povo negro tenta levar vantagem, impondo uma força violenta, mas, quão brilhante é a conquista da vitória a partir do mérito, do esforço intelectual.

Concordo que o anuncio trata-se de uma analogia negativa a política de cotas; Evidencia e aclama como melhor o branco, aquele que tá preparado na cognição, porque envidou seus próprios esforços para tal, e isso ‘não tem preço’. Avisa que se for pelo uso da força simbólica, presente no imaginário popular, o negro já perdeu, a exemplo das cotas "que vem verticalmente", mas não tem consistência teórica e ideológica para ganhar na correlação de forças com os setores da sociedade. Logo, se qualquer branquinho franzino, no ringue deste mecanismo político em exercício, atingir os pontos vitais da pessoa negra, ela irá cair, porque a grande técnica é Estudar, Saber e consequentemente Vencer.

Carla Akotirene - 071 8108/6339; 8854/3034; 3242-9794
Coordenação do Fórum Nacional de Juventude Negra/Ba
Articulação Brasileira de Jovens Feministas
Campanha Reaja ou Será Mort@

Sobre nossa crítica situação! Minha opinião e questionamento - Rogério Feop/UFPR

De fato, parece que o ambiente político não é dos mais favoráveis, e dado à proximidade das eleições nacionais, tendo em vista a prioridade da legislação que, realmente deve ser aprovada nesse governo, sob pena de não se-lô em nenhum outro; principalmente se esse novo governo for do PSDB ou DEN, que por seus parlamentares já se mostrou radicalmente contra legislação que hoje é prioridade para bancada do governo; refiro-me ao ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL, e, que saibam os senhores(as), está enfrentando bastante resistência no senado federal, só para ter uma idéia, na ultima reunião pública do senado, para debater essa questão, dois dos três convidados foram contra aprovação do texto, entre eles, o representante da ADIFES.

Estamos em um momento crítico, eu pessoalmente não ponho muita fé que a candidata do governo vá vencer as eleições; essa candidata é uma imposição do presidente, seguro de sua popularidade, acha que, em quem ele indicar, o povo vota – em meu entendimento um erro. Opino, que a aprovação do ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL, deve ser nossa prioridade nesse momento, atenção, disse prioridade, não exclusividade.

Com isso, entendo que deve existir um esforço concentrado para aprovação do texto legal que me referi, e para isso não é salutar por mais lenha na fogueira, com isso quero dizer – apresentar mais projetos de lei para aprovação, o que significaria uma dispersão na bancada.

Por isso, entendo que a solução para o conexões deverá ser pragmática. O que não pode ocorrer é o programa acabar.

Ensaiei, diante do relatório enviado pelo Danilo, algumas possíveis soluções pra continuidade de nosso programa, assim resumidas:

1ª TENTATIVA DE SOLUÇÃO: Destinar determinados cursos para o conexões, para mim seria uma tarefa bastante longa (e talvez não temos tanto tempo assim), brigar para que TODOS cursos tenham em seu projeto pedagógico aquilo que a lei impõem. Desse modo, escolheríamos alguns cursos, e, iríamos buscar implantar as condições necessárias nesses cursos escolhidos.Sei que isso não é o ideal, mas, temos sempre que nos lembrar do momento crítico que vivemos, acho que o prioritário no momento é não deixar o conexões acabar.Admito que essa não é a melhor solução, pois, se o conexões tiver a lei do estágio como base legal, terá de cumprir essa lei por completo, não tem como aplicar somente em partes, isso significa dizer que terá de pagar vale transporte, férias etc.

2ª TENTATIVA DE SOLUÇÃO: Pagar aos bolsistas pela monitoria, como é feito na UNB, Danilo disse que é assim que se paga lá, colocou também que, "na UFES a monitoria é apenas para pesquisa". Eu pergunto, apenas na UFES é assim? Mais uma vez penso na política do "quanto menor for a perda, melhor", poderíamos fazer um levantamento de se existe um bom número de universidade que podem fazer o pagamento via monitoria.

3ª TENTATIVA DE SOLUÇÃO: Pagar como se faz na UFMA, pelo auxilio estudante, se essa possibilidade for viável em um bom numero de ifes.

4ª TENTATIVA DE SOLUÇÃO: Articular para que a LEI DE EXTENSÃO entre em pauta via medida provisória, asso demandaria uma articulação com nosso pró-reitores e reitores, e essa pressão, imagino deve ser nossa.

5ª TENTATIVA DE SOLUÇÃO: Meus caros(as), por último, fiz uma reflexão, e nem sei se isso é possível(Danilo pode me esclarecer).

De uma forma ou de outra, o conexões está funcionando em algumas ifes, eu penso que, esse edital, só irá atrapalhas, ao menos, nesse momento; pois, irá impor condições comuns que grande parte das ifes, senão todas, não poderão cumprir por completo.

Acho que devemos pensar nisso, com as condições que estão nesse edital; quais ifes poderão concorrer e ser aprovada, cumprindo TODAS condições?

Sim, pq, se for um numero menor, do que o numero de ifes que hoje temos em funcionamento, a melhor coisa é não existir edital(se isso for possível).

É isso meus colegas, essa é minha contribuição/questionamentos, estou fazendo nesse espaço, apenas pelo fato de não ter podido participar da ultima reunião online. Nossa opinião é apenas para somar, não tem pretensão de verdade, não embarga opinião diferente.

Até mais, e Axé!
Rogério UFPR

---

danilo, fneop

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Situação da UFPI por Wolmar

Nós aqui em Teresina estamos com o Programa em estado muito delicado, as nossas atividades estão paralisadas: Uma nova gestão assumiu a Pró-Reitoria e não está sabendo administrar o repasse dos recursos para os bolsistas, ou seja, é mais uma questão admnistrativa que não está entrando em acordo, deixando os bolsistas e todos os projetos estagnados e isso inclui o Pré-Vestibular Popular do Piauí: PREPPI.

Sabemos que os bolsistas obedecem aos critérios de avaliação do Projeto, que admite que o estudante entre no programa obedecendo alguns critérios estabelecidos pelo Conexões, por isso os conexistas não conseguem realizar suas atividades porque dependem dos recursos que o Programa Conexões oferece e, como os bolsistas estão sem receber, não conseguem dar continuidade aos projetos.

Danilo, é isso que está acontecendo. Mais uma vez desculpe a demora em enviar uma resposta a você. Se você tiver alguma sugestão, estarei aberto.
Abraço em você.

E-mail enviado por Wolmar de Carvalho, representante local do Feop-PI
---
danilo, ufs
fneop

Feop Contatos Nordeste

Representante Regional: Danilo (UFS) danilokamarov@gmail.com

UFC
- Francisco Robson Alves
robson.conexoes@yahoo.com.br (85) 87179902
- Elvis Marques Teixeira
teixeiraem@fisica.ufc.br (85) 91458106
- Jairo Cardoso da Costa
jairocardoso_ufc@yahoo.com.br (85) 32524615
- Paulo Henrique G. de Oliveira
paulohenrique.sofia@gmail.com (85) 86281132 33821350
- Ana Carla da Silva Firmiano
anacarlafirmino@yahoo.com.br (85) 96420141
- Luzimeire Assis do Nascimento
luzimeireassis@yahoo.com.br (85) 87934472
- Wagna Ribeiro
minagnasribeiro@yahoo.com.br (85) 87585481
- Lucivânia A. Sousa
lucivania.almeida@yahoo.com.br (85) 87600292
- Valdenise
valdeniseufc@yahoo.com.br
REPRESENTANTE LOCAL
: Robson robson.conexoes@yahoo.com.br


UFRN
- Ronildo Bezerril
ronildob.alcantara@hotmail.com (84) 88911382
- Jeffte Evangelista de Lima
jeff-lima@bol.com.br (84) 8816619
- Polyanna K. F. Gurgel
polyanna_keitte@hotmail.com (84) 88567116
- Larissa Roque e Silva
larissa.rok@hotmail.com (84) 91612813
- Vyvilheney F. A. Lacava
vyul_lowko@hotmail.com vyullheney@yahoo.com.br (84) 87082072
- Marcisio F. Carvalho
marcisiobiologia@yahoo.com.br (84) 91832096
- Luiz Gomes da Silva
luizufrn@hotmail.com (84) 99669363
- Eucástila Jordânia S. Dantas
eucastila_geo@yahoo.com.br (84) 88942588
- Valesca C. Bezerra
lexcacb@yahoo.com.br (84) 91324553
- Rosivânia S. de Oliveira
rosivaniajured@hotmail.com (84) 88244942
- Luiz
luizufrn@hotmail.com
REPRESENTANTE LOCAL
: Polyanna polyanna_keitte@hotmail.com


UFPI
- Wolmar de Carvalho Araújo
wolmaio@hotmail.com (86) 94345002
- Maria da Conceição P. Costa
mc.ceicacosta@hotmail.com (86) 28369118
- Maria Evelini da Silva
mariaeveline@bol.com.br (86) 32208065
- Amaro José de Moura Filho
kanedaks@hotmail.com (86) 94381434
- Marinete M. de S. Monteiro
martinsmontei@bol.com.br (89) 99974326
- Fábio de Souza Clementino
fabiofl-ufpi@yahoo.com.br /
fabio.clementino@hotmail.com
(86) 94567455

REPRESENTANTE LOCAL : Wolmar wolmaio@hotmail.com


UFRB
- Deijavan do Amor Divido
ig_20@hotmail.com
- Maria Gilcelene M. Rocha
jilci@hotmail.com (75) 81257301
- Edimilson P. dos Stos da Silva
arrocha_dei_ra@hotmail.com (75) 81111064
- Edilon de Freitas dos Santos
edilonde@bol.com.br
- Daniela da Silva Santos

danielaatitudetg@hotmail.com

REPRESENTANTE LOCAL : Edilon edilonde@bol.com.br


UFBA
- Heloísa Ferreira
heloisachagas@hotmail.com (71) 87012262
- Ilmaci C. Carmo
ilmacicruz@yahoo.com.br (71) 81636317
- Francisco Flores dos Santos
franciscoflores.520@hotmail.com (71) 81905176
- Rita de Cassia Barbosa dos Santos
negrarita31@hotmail.com
- Marta Sueli dos Santos Mota
martasuelimota@hotmail.com


REPRESENTANTE LOCAL: Rita negrarita31@hotmail.com



UFRPE
- Gustavo Gomes
guto1964@yahoo.com.br (81) 92769798
- Graziele M. da Silva
grazimarian21@hotmail.com (81) 88395789
- André Almeida
andreaalmeid@bol.com.br (81) 87746239
- Joseane Maria do Nascimento
joseanemn2001@yahoo.com.br (81) 91891628
- Joana D'Arc
joana.darc_mn@yahoo.com.br
REPRESENTANTE LOCAL
:
Joana D'Arc joana.darc_mn@yahoo.com.br



UFAL
- Henrique
jhsinri84@hotmail.com (82) 32141130
- Clécio
cleciogeo@hotmail.com
REPRESENTANTE LOCAL
:
Henrique jhsinri84@hotmail.com
Clécio cleciogeo@hotmail.com


UNIVASF
- Ailma Cintia B. Nascimento
ailmacintia@hotmail.com
- Geciana Conrado
geciana.conrado@hotmail.com (87) 88195019
- Janaína
janamedrado@yahoo.com.br
- Gilney
gilney.costa@yahoo.com.br
REPRESENTANTE LOCAL
:
Janaína janamedrado@yahoo.com.br
Gilney gilney.costa@yahoo.com.br


UFS
Danilo danilokamarov@gmail.com (079) 98081838

UFPE
- Heloísa Henrique da Silva
helo_palasatena@yahoo.com.br







Feop Contatos Sul

Representante Regional: Rogério (UFPR) rogeriosalve@gmail.com



UFRGS
- Marta Helena de Assis
martahelena_assis@hotmail.com (51) 92814460
- Ariane K. Bernardes
ari_geo@hotmail.com (51) 96058076
- Anelise Cardoso
lise_s_cardoso@hotmail.com (51) 91734424
- Fernanda Serer
fernanda_sherer@yahoo.com.br (55) 99385762
- Aline Teixeira
bicca.minas@hotmail.com (51) 32614222
- Raquel Chitis
raquelchitis@yahoo.com.br (51) 93080386
- Letícia Gomes Faria
00025828@ufrgs.br (51) 33341227
- Aline de Abreu Andreoli
aline-alineandrcoli@yahoo.com.br (51) 98237703
- Caroline Gonçalves Chaves
carolchavesvet@gmail.com


REPRESENTANTE LOCAL: Aline Andreoli aline-alineandrcoli@yahoo.com.br (51) 98237703


UFSC
- Tatiana dos Reis Calixto
smilletatty@gmail.com (48) 99084428
- Priscila P. S. Sartori
prisartorino@yahoo.com.br (48) 88074591
- Aline da Silva
alynefarmquimic@yahoo.com.br


REPRESENTANTE LOCAL: Tatiana Calixto smilletatty@gmail.com


UFPR
Rogério rogeriosalve@gmail.com

Feop Contatos Sudeste

Representante Regional: Sabrina (Unirio) sabrinasca21@yahoo.com.br


UFES
- Iljorvanio Silva
iljorvanio.histufes@gmail.com (27) 92515235


UNIRIO
- Roberta Graciane de S. S. de Oliveira
robertagraciane@yahoo.com.br (21) 85318897
- Joyce Dias do Nascimento
jcdias_conexoes@yahoo.com.br (21) 95827442
- Thais Barbosa T. Magno
thais.magno@hotmail.com (21) 71054898
- Sabrina Carvalho de Almeida
sabrinasca21@yahoo.com.br (21) 98467440
- Luiz Antônio Gomes Cristóvão
luizgcristovao@yahoo.com.br (21) 86150635
- Clarice Martins Braga
welmascooby@yahoo.com.br (21) 83142668
- Chaiene Cruz de oliveira
oliveira.chaiene@yahoo.com.br (21) 86108402
- Wanessa de Souza Baptista
wsbnessa@yahoo.com.br (21) 94140839
- Douglas de Lima Gualberto
doug.gualberto@gmail.com (21) 82981545
- Valeria Paixão V. Nefamuceno
valeriapaixao34@yahoo.com.br (21) 27649696
REPRESENTANTE LOCAL:
Joyce Dias / jcdias_conexoes@yahoo.com.br
Vice: Sabrina / sabrinasca21@yahoo.com.br



UFRJ
- Amanda
ark.penelope@bol.com.br
- Elcio Alves da Silva
elcioalsil@ig.com.br


REPRESENTANTE LOCAL: Amanda ark.penelope@bol.com.br
UFMG
REPRESENTANTE LOCAL: Elizângela Ribeiro lilyufmg@yahoo.com.br

UFRRJ
- Bruna
brunabmoraes@yahoo.com.br
- Caroline
carollufrrj@gmail.com
- Juliana
julycapricho@hotmail.com
-Luana
luannsehlert@yahoo.com.br
- Andreza
andrezabahia@bol.com.br
- Valdirene
dudalds@ufrrj.br
- Ana
analigiarezende@hotmail.com
REPRESENTANTE LOCAL: Bruna brunabmoraes@yahoo.com.br, Caroline carollufrrj@gmail.com e Camila

Feop Contatos Norte

Representante Regional: Joel (UFPA) joelmarinhosousa@yahoo.com.br



UFMA
- Elisângela Pereira da Silva
lisa_yanes@hotmail.com (98) 88328397
- Eliane Sá Monteiro
elianesamorim@gmail.com (98) 88298920
- Andréa Fragão Silva
andreafrasi@hotmail.com (98) 84135613
- Cleonice Pinheiro
vitoria_gloriosa16@yahoo.com.br (98) 88549584
- Iêda Maria do N. Sousa
iedamaria_sousa@hotmail.com (98) 81564416
- Rosana Ferreira
rosana.sol@hotmail.com (98) 88074171
- Eva Fernandes de Souza
evinha106@hotmail.com (99) 81510699
- Rayane da Costa Santos
rayane_santos220289@hotmail.com (99) 81323520
- Rosiane Cardoso
fulane1@hotmail.com (98) 88679402
- Jailson J. Rocha
vhendhur@hotmail.com (99) 88421706
REPRESENTANTE LOCAL:
Jailson J. Rocha vhendhur@hotmail.com (99) 88421706

UFPA
- Cíntia Carla M. de Moura
cintiammoura@yahoo.com.br (91) 81099272
- Raimunda Vanja F. de Andrade
dicurica@yahoo.com.br (91) 88920501
-
Cidinéia Gonçalves Lobato
richard_cid@yahoo.com.br
- Glauciane Pinheiro Lima
jemappellegal@yahoo.com.br (91) 81895638
- Antonia N. da S. Pereira
ayorrana@yahoo.com.br (91) 82366660
- Antonio Joel M. de Souza
joelmarinhosousa@yahoo.com.br (91) 88010644
- Mauricirlene da S. dos Santos
mauricirlene@yahoo.com.br (91) 82249216
REPRESENTANTE LOCAL: ?????


UFT
- Mara Régina L. Cabral
mararegin16@hotmail.com (63) 84422830
-
Joilene Lima de Abreu
joilenelima@yahoo.com.br (63) 92068974
- Silvana Nunes de Araújo
silvana_milla@hotmail.com (63) 92368520
REPRESENTANTE LOCAL: Andreia e-mail: ???????

UFAC
- Bruna Santos
b.borges.santos@bol.com.br (68) 99625648
- Suziane Souza
suz.maria@bol.com.br (68) 99940215
- Eliglene Silva da Costa
eliglenecz@hotmail.com 68) 99962185
- Rondiney S. Rodrigues
diney.rodrigues@gmail.com (68) 92081497
-
Clodoaldo Soares de Lima
clodoaldo100catedral@yahoo.com.br


REPRESENTANTE LOCAL: ?????


UFAM
??????????????

UNIR
??????????????

UNIFAP
??????????????

Feop Contatos Centro-Oeste

Representante Regional: Gilmar (UFG) e-mail: ????

UFG
- Adriano
adridomascena@hotmail.com
- Sidiclei Ferreira Leite
sidyleite@yahoo.com.br (62) 84150834
- Chayna Bruna R. Braga
thaynabruna@hotmail.com (62) 8461756


UFMS
- Rita Cássia Aureliano
ritaaureliano@bol.com.br (67) 8271150
- Marijara Cardoso
marycardoso14@hotmail.com (67) 84318781
- Ana Geila Almeida Oliveira
ana_geila@hotmail.com (67) 99958366
- Wagner Farias Torres
wagner_baiano@hotmail.com (67) 32317485
- Franklin G. F. Timoteo
fgetroo@yahoo.com.br (67) 32321817

- Leandro Gomes Ferreira
leandroufms@hotmail.com
- Jussara Silva dos Santos
jussarinha_23@hotmail.com
- Laís Jordana R. Delion
lal_deleon@hotmail.com (67) 84154150

- Jean Carlos Fernandes
jean-cf07@hotmail.com (67) 99071631
-Janini Gomes Caldas
janini_caldas@hotmail.com (67) 92330074
REPRESENTANTE LOCAL: ???????


UFMT
- Valdeci Silva Mendes
valdeciconexoes@ufmt.br (66) 99772151
- Hedlaine de Barros Cruz
dinha_barros@hotmail.com (65) 81342256
- Silmara Soares Ribeiro
ssr_roa@hotmail.com (66) 99891324
- Silvana Correia Antunes
silvana_correaufmt@hotmail.com (66) 92172104
- João Batista Santos
jbfilosofia@gail.com (65) 84154815
REPRESENTANTE LOCAL: ?????


UnB
- Danielle Guedes Silva
danygsilva@gmail.com (61) 98033224
- Jussara S. Almeida
jussarasouzza@yahoo.com.br (61) 30392490
- Karine M. Cirqueira
karinecirqueira@yahoo.com.br (61) 33342463
- Valéria C. Bezerra
lerynery@yahoo.com.br (61) 99187765
- Yara Ribeiro da Silva
yara.ctb@gmail.com (61) 84671710

- João Teodoro da S. Filho
teoaxixa@bol.com.br (61) 81732976
- Aline Bastos Lima
alinebastos@yahoo.com.br (61) 85767547
- Andréa Moura Batista
andreamourab@gmail.com (61) 84572969
- Bruno
bruninn100@hotmail.com

REPRESENTANTE LOCAL:????

feop reuniao on line - situacao do edital - 18-04-09

Acessem os arquivos da reunião na Secad em 30.04.09 e mais o arquivo completo da reunião on line das/os bolsistas
http://www.flyupload.com/?fid=417612798

Resumo da reunião on line

Danilo Historia UFS diz: então amigas/os, vcs leram o relatorio que fiz da reuniao na secad sobre o edital? Pra Leonor, esse é um momento crítico. O conexões pode acabar. E aê, como nós ficamos? Isso porque é o segundo ano tentando uma legislação específica pra extensão, é final do governo lula, etc. Isso é crítico. E mais, o Edital será lançado com base na Lei e Estágio, vcs entenderam a problemática? Assim, pro bolsista fazer parte do conex, ou seja, da extensão, é preciso que o curso reconheça a extensão como estágio

Sabrina-Unirio diz: estava conversamos a respeito disso com bolsistas de enfermagem que estão com problemas burocráticos, quanto o projeto pedagógico do curso

Danilo Historia UFS diz: caso o projeto pedagógico não preveja isso, é preciso defender no colegiado de curso essa mudança. Nosso desafio agora é mapear os cursos, TODOS os cursos da universidade, e os que naum forem compatíveis, defender a mudança. Isso é uma atribuição da coordenação, mas se deixarmos por conta delas pode ser que naum ande. Então as/os bolsistas precisam aderir a esta discussão

Ariii UFRGS diz: hum... bom defendo é uma forma além de garantir q a extensão se fortaleça tb vai fazer com que qualquer aluno de qualquer curso possa participar do Conex.....

Danilo Historia UFS diz: na verdade, precismos de uma lei que regulamente a extensão, e naum nos apoiarmos na lei de estágio. Mas temos o problema que ninguém defende de forma concreta e real a Lei de Extensão. Também precisamos sensibilizar a pro-reitoria de extensão para que esta atraves do Forproex atue de forma efetiva e que chame junto as/os reitoras/es pra que a Lei e Extensão seja aprovada. Temos muita luta pela frente, mas para isso a coordenação e as/os estudantes precisam reconhecer e assumir esta luta. Então como prioridade, temos de mapear os cursos de nossas IFES pra saber se eles equivalem a extensão como estágio. O grande perigo de não fazermos isso é ter o edital lançado e isso limitar a seleção de bolsistas pq os cursos naum se adaptam à lei e estágio que regulamenta a extensão. É capaz de diminuir o número de IFES que fazem parte do conex, e isso é um puta retrocesso entederam?

Ariii UFRGS diz: o interessante que ninguém da Coordenação do RS veio falar desse possível perigo para nós... talvez eles estejam tentando resolver sei lá

Elcio diz: Mas esse deve ser um levantamento no qual os bolsistas autonomamente se encarreguem de fazer???

Ariii UFRGS diz: bom, mas como vc disse, nós tb é que temos de ver isso junto com eles...

Danilo Historia UFS diz: autonomamente não, Elcio, é preciso que a coordenação naum só saiba que as/os bolsistas estão mapeando os cursos como assuma a responsabilidae em conjunto

Ariii UFRGS diz: pois é... por aqui não foi levantada essa questão....

Danilo Historia UFS diz: pq uma das formas de resolver isso é levando à coordenação geral de graduação de cada ifes e numa reunião do Conselho adaptar todos os cursos de uma vez só, ou então ir curso por curso. Também é mais fácil pra coordenação conversar com a pro-reitoria de extensão, sensibiliza-la e faze-la conversar com a reitoria. Ou seja, discutir a Lei de Extensão é uma tarefas de todas/os! Também é importante que todas/os nós leiam a lei de estágio!! Alguém aqui jah leu?

Ariii UFRGS diz: ainda não, preciso ir agora amigos


Elcio: ainda não... Danilo, existe algum documento que seja como um informativo para que os demais bolsistas possam se interar sobre este assunto???

Danilo Historia UFS diz: vcs viram também que a PL que regulamente pagamento de bolsa de extensão trata apenas das/os bolsistas e naum da coordenação?
Elcio, existe a relatoria que fiz. Na relatoria tem falando de todos os documentos que devemos ter conhecimento: o Edital, a PL da bolsa de extensão, a Lei de Estágio, a Lei e Extensão
todos o documentos estão nas lista do conexoesbrasil de do fneop

Elceio diz: Mas os documentos não estão comentados??? Acho que seria interessante se formular um documento informativo sobre todos esses outros, com os respectivos comentários...

Danilo Historia UFS diz: comentados como? somos nós que temos de discutí-lo, tirar dúvidas, sugerir mudanças/comentá-los

Elcio diz: sim...

Geilson Ribeiro: A melhor maneira de prever o futuro é inventar... está na conversa.

Elcio diz: Mesmo a galera lendo, não entenderão muito não... acharia melhor um documento que explicasse a importância e a urgência dessas deliberações...

Danilo Historia UFS diz: pow, por isso essa reunião. Era para todas/os terem lido e aqui formularíamos as nossas dúvidas. No que cada um pudesse acrescentar iríamos contruindo a nossa visão do conexoes. Num dá pra continuarmos à margem das discussões. esperando...

Elcio diz: mas nem todas as Ifes estão representadas...

Danilo Historia UFS diz: e naum são só as/os bolsistas

Elcio diz: por isso um documento...

Danilo Historia UFS diz: olha o que a Leonor falou, registrei no relatorio.
"Todos receberam a Portaria, mas apenas uma IFES – UFMA – mandou contribuição. Ou as pessoas não leram ou leram e não viram as implicações. E não foi mandado por e-mail, foi mandado por ofício. Agora vamos lançar assim, mesmo com a Lei de Estágio que condiciona ao projeto pedagógico dos cursos".

pow, um documento explicativo é muito bom, mas tb muito comodo ¬¬

Elcio diz: não acho cômodo não...

Danilo Historia UFS diz: bem, este naum é o ponto principal. Para naum ficarmos discutindo coisas menores

Elcio diz: Acho interessante, pois assim, poderíamos estender esta discurssão para todos os conexistas... claro... continuemos...

Lina Jorge e Jesus Cristo está na conversa.

Danilo Historia UFS diz: então. temos algumas ações básicas: discutir com a coordenação a chamada das pro-reitorias na luta pela lei de extensão, que estas levem a pauta para as reitorias; discutir a lei de estágio e a equivalencia com a extensão nos cursos; também temos de discutir com as coordenações a operacionalização da Agenda Propositiva, ou seja, o Seminario Nacional naum pode ter sido em vão - tem de por em prática aquela Agenda. Solicitem que as coordenações entrem em contato com as representações regionais e com o Tenório (UFRPE) representante nacional das coordenações.

Geilson Ribeiro: A melhor maneira de prever o futuro é inventar... saiu da conversa.

Danilo Historia UFS diz: certo? Leiam e discutam as implicações da Lei de Estágio, leiam o Edital do Conexoes 2009, leiam o relatorio da reunião em Brasília, vejam o resultado do Seminário Nacional, a Agenda Propositiva, ok?

Elcio diz: valeu...

Amaro Filho UFPI saiu da conversa.

Lina Jorge e Jesus Cristo diz: vixi

Danilo Historia UFS diz: opa? que foi?

Lina Jorge e Jesus Cristo diz: sei lá

Danilo Historia UFS diz: auuahuauauah soohhhHHH

Lina Jorge e Jesus Cristo diz: me parece q será leitura de documentos q n são condizentes entre si

Danilo Historia UFS diz: naum vejo assim, se puder explicar melhor. Porque a Lei de Estágio regulamenta o Edital do Conex, e a PL de Bolsa de Extensão garante o pagamento.

Lina Jorge e Jesus Cristo diz: aki no na UFRJ extensão não configura estágio

Danilo Historia UFS diz: mas isso depende do projeto pedagógico de cada curso, naum?

Lina Jorge e Jesus Cristo diz: ao que tudo indica

Danilo Historia UFS diz: se um curso disser que a extensão pode equivaler ao estágio, então está regulamentado. Se naum disser isso no projeto pedagogio, temos de defender esta mudança. Percebe o desafio do conexões? Isso porque estamos ligado à Lei de Estágio. O que queremos de fato é uma Lei de Extensão

Sabrina-Unirio diz: tenho um certo receio, pois um artigo da lei de estágio diz o estudante precisaria realizar atividade condizentes ao programa curricular, acho complicado para alguns cursos

Danilo Historia UFS diz: que tipo de complicação Sabrina? Porque alguns cursos que naum tem demanda no mercado, tipo museologia, podem mais facilmente estar disposto a se abrirem à extensão justamente para terem espaço pras/os alunas/os cumprirem o estágio

Sabrina-Unirio diz: não falo em prestadores de serviços, mas o PCS realizaria atividades que nem sempre estão diretamente relacionadas com as diretrizes curriculares de alguns cursos

Danilo Historia UFS diz: Sabrina, a realidade da UFRPE pode ser extendida a outras ifes, veja o que Tenorio diz
"Tenório relatou que na UFRPE paga-se o aluno via estágio pela Fundação. Não se paga nenhum tipo de bolsa, mas estágio pode. E a coordenação também recebe. ---> A justificativa é que o Conexões é relevante para a formação profissional das/os alunas/os". <--- amigas e amigos. estamos acodadas/os então sobre os desafios do PCS neste momento? tenho de ir temos de mapear a realidade dos projetos pedagógicos de cada curso de nossas ifes e temos de sensibilizar as pro-reitorias para estas dialogarem com as reitorias e todas/os juntas/os pressionarem para a efetivção de uma Lei da Extensão deixo este blog pra conhecimento geral
http://dub-o-matic.blogspot.com/
visitem tb o blog do feop ---->
feop.blogspot.com

Elcio diz: danilo, manda o grupo do fneop também...

Danilo Historia UFS diz: mandem um e-mail para Entrar no grupo:
fneop-subscribe@yahoogrupos.com.br

lá tem os arquivos, documentos e tudo mais
abraços colegas
repassem pras/os bolsistas e pra coordenação

Lina Jorge e Jesus Cristo diz: bom fim de semana

chaiene diz: bom fim de semana ...tchau

Elcio diz: boa feriadão para todos... UFRJ É O CALDEIRÃO!!!

Sabrina-Unirio diz: quem são vcs? Só conheço a amanda e o flavio? Precisamos nos conhecer melhor

Elcio diz: EU ESTIVE NO NACIONAL...

Danilo Historia UFS diz: xau a bons dias a todas/os

Cotas, a concretização do princípio constitucional da igualdade

16/04/2009 - 11:08

A Constituição Federal de 1988 reconhece a diversidade do país e suas desigualdades étnicas, permitindo, em vários de seus artigos, a aplicação de políticas de discriminação positiva. Entre os objetivos fundamentais da República, descritos no artigo 3°, estão a constituição de “uma sociedade livre, justa e solidária (inciso I)”, a redução das “desigualdades sociais e regionais (inciso III)” e a promoção do “bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (inciso IV).

O princípio da igualdade, ou da não-discriminação perante a lei, foi tido durante muito tempo como a garantia da concretização da liberdade. A importância deste princípio é inquestionável. No entanto, não é suficiente que o Estado se abstenha de praticar a discriminação em suas leis. Pois cabe a ele favorecer a criação de condições que permitam a todos se beneficiar da igualdade de oportunidades. Para tanto é preciso tratar os desiguais de forma desigual, elevando os desfavorecidos ao mesmo patamar de partida dos demais.

O direito internacional não considera discriminação racial as medidas tomadas com o único propósito de assegurar o progresso de grupos étnicos que necessitem da proteção necessária ao gozo de direitos humanos e liberdades fundamentais. Desde que tais medidas não conduzam, em consequência, à manutenção de direitos separados para diferentes grupos raciais e não prossigam após terem sido alcançados os seus objetivos.

A adoção de políticas de cotas, inclusive, não é uma novidade na história de nossas leis. Já foram colocadas em prática cotas para trabalhadores brasileiros nas empresas, para filhos de agricultores nas universidades rurais, para portadores de deficiências no serviço público e no setor privado, e para mulheres nas candidaturas partidárias. No último ano do Governo FHC, por decreto foram criadas cotas de 20% para negros no serviço público federal. Nunca houve contestação a estas políticas que cumpriram seu papel.

O Projeto de Lei que estabelece a política de cotas raciais para o acesso às universidades públicas, em debate no Congresso Nacional, é muito bem-vindo na medida em que atende a uma realidade já consagrada em 23 universidades federais, 25 universidades estaduais e três centros federais de educação tecnológica (CEFETs). O sistema de cotas raciais, onde foi adotado, não ocasionou uma divisão entre alunos cotistas e não-cotistas. Seis anos após a adoção pioneira desta política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Universidade de Brasília (UNB), podemos afirmar que a medida foi bem recebida no ambiente acadêmico, principalmente graças à abertura e à generosidade da juventude brasileira. Estudo realizado junto às instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro que adotaram o sistema de cotas, demonstra que o coeficiente de rendimento médio dos alunos cotistas é tão bom quanto o dos demais alunos. E quanto à evasão escolar, as taxas de evasão são semelhantes.

Apesar dos avanços trazidos pela Constituição de 1988, ainda há muito a ser feito para eliminar as desigualdades raciais no Brasil. A política de cotas será um importante passo nesse sentido. É uma ação afirmativa que surge para reparar alguns fatores que impediram a plena emancipação dos negros no período pós Abolição. Não houve uma reforma agrária que garantisse aos negros o acesso à terra. Tampouco lhes foi assegurado o acesso à Educação, o que lhes permitiria, além da ascensão intelectual, assumir posições mais qualificadas dentre as atividades econômicas da então nascente indústria nacional. Desta forma, os negros permaneceram excluídos. Eis a origem da imensa dívida social do Estado e do conjunto da sociedade brasileira em relação a este segmento da população que hoje, no Brasil democrático de 2009, representa 49,5% de nossa população.

De forma indiscutível, ainda hoje a maioria dos pobres brasileiros é negra. Essa condição é, ao mesmo tempo, causa e consequência, num círculo vicioso que se auto-alimenta. A visão da pobreza associada ao negro, através do prisma do racismo, atribui ao próprio negro as causas de sua condição. Seja por acomodação ou pela falta de qualidades para a ascensão social. E, desta forma, a pobreza dos negros e sua ausência dos espaços de poder político e produção de conhecimento foi naturalizada ao longo de nossa história. Motivo pelo qual ainda hoje é raro encontrar negros em postos de chefia.

O saldo final da aprovação do Projeto de Lei não será apenas o aumento do número de negros nas universidades brasileiras. Será também a democratização do sistema educacional brasileiro que, de acordo com o ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, em artigo de 2003, “tradicionalmente, por diversos mecanismos, sempre reservou aos negros e pobres em geral uma educação de inferior qualidade, dedicando o essencial dos recursos materiais, humanos e financeiros voltados à Educação de todos os brasileiros, a um pequeno contingente da população que detém a hegemonia política, econômica e social do país”.

Edson Santos
Ministro da Igualdade Racial

--
enviado por francis, UFBA
bluefrancis@ig.com.br

---
Danilo, ufs
fneop