segunda-feira, 27 de abril de 2009

Projeto C.H.A.M.A desenvolve o Primeiro Final de Semana da Mídia Livre do Pantanal


Nos dias 25 e 26 de abril acontece na Comunidade Pantanal, área pertencente ao bairro Inácio Barbosa, no Galpão do Projeto C.H.A.M.A., o primeiro final de Semana da Mídia Livre. O evento, que acontecerá das 9h às 17h, é uma comemoração do Pinhole Day, que acontece no dia 26 de abril em países de todo o mundo.

O Pinhole é uma técnica de fotografar que não utiliza lentes, a captação da imagem é feita a partir de objetos reciclados como lata de alumínio ou caixas de fósforo, e é considerada uma ferramenta de democratização do acesso a comunicação, uma vez que possibilita o desenvolvimento da técnica fotográfica a partir de objetos reciclados.

No final de semana da Mídia Livre serão oferecidas, aos moradores da Comunidade Pantanal, oficinas de Fotografia, com a técnica Pinhole, e também oficina de fanzine, outro importante produto na luta pela democratização dos meios de comunicação. Os jornais-fanzines são, assim como as máquinas de pinhole, produtos de comunicação feitos artesanalmente, um jornal produzido com recorte, colagem e Xerox.

A relevância maior das oficinas está no comprometimento destas não só com o desenvolvimento/ensino da técnica desses meios de comunicação, muito mais que isso. O Primeiro Final de Semana da Mídia Livre do Pantanal é um espaço de promoção da democratização dos meios de comunicação e disseminação da comunicação comunitária e participativa, onde os educandos refletirão sobre o espaço do sistema comunicacional em nossa cultura, na nossa cidade e principalmente, no nosso bairro. Questões acerca do espaço onde vivem serão levantadas e, opiniões e idéias serão construídas a partir da discussão sobre temas relevantes para a comunidade como meio ambiente e cidadania.

Cada participante das oficinas aprenderá todas as etapas de produção da mídia. Tanto a produção de textos (do fanzine) e a produção de fotos (em saída fotográfica pela comunidade) como também aprenderão a produzir as máquinas e os jornais. Uma apropriação midiática, tanto da técnica quando do conteúdo.

O encerramento das atividades acontece no dia 16 de maio, às 16h, no Galpão C.H.A.M.A, quando haverá a abertura da exposição As belezas do Pantanal, resultado das fotografias tiradas pelos educandos das oficinas, e lançamento do fanzine produzido. Esta é uma iniciativa do projeto C.H.A.M.A em parceria com o Projeto Olhar Cidadão, idealizado pelo fotógrafo Lúcio Telles, com a Faculdade Sergipana -Faser e objetiva promover a inclusão participativa de jovens no processo de comunicação gerando mídias comunitárias e democráticas.


Fiuei sabendo neste blog dub-o-matic. Acessem! Cultura negra e grande parceiro do Feop/Se.

danilo, ufs
fneop

Nenhum comentário: