sexta-feira, 8 de maio de 2009

(pre)Resultado da Ocupação da UFPB

Gente, primeiramente desculpas pela demora dos informes sobre a Ocupação do dia 05 de maio.

O ato constou em panfletagem pela manhã, com apitaço e a chamada do estudante à luta. De 11 as 12:30, nos concentramos no R.U., fizemos uma contagem da fila e fizemos intervenções dentro do proprio restaurante, com caixa de som, tudo nos conformes. Muitos estudantes se levantaram, mas muitos continuaram comendo como se estivessem escutando uma música na hora do almoço! (ah, juventude que me envergonha!!).

As 12:40 aproximadamente, descemos em marcha fechando as duas vias que dão acesso a Reitoria com faixas, cartazes. Entramos e fechamos a porta principal da Reitoria exigindo a presença do senhor reitor, já que o gabinete do mesmo estava fechado (NUNCA tinha visto o gabinete fechado, nem em hr de almoço!).Os estudantes apareceram para apoio, inclusive o DCE e outros movimentos que existem dentro da UFPB, como o Movimento Levante e Lute. o mais interessante é que, apesar de alguns breves momentos de tentativa de se 'apoderar' do ato, os movimentos respeitaram a autonomia da Residencia. Nao intervinham sem conversar conosco e disseram: Débora, a gente vai apoiar qualquer decisão de vocês.

Temos uma ex-residente que concluiu Comunicação Social e trabalha numa das maiores tv's daqui. Ela compareceu (inclusive tem um documentário sobre a casa sendo feito por ela) e contatou TODAS as imprensas: televisivas, impressas e radios. A cobertura foi fantástica e aparecemos em todos os jornais e fomos capas de 2.

O Chefe de Gabinete foi o primeiro a tentar intervir pelo magnifico e em resposta, foi cortado seu microfone e ele teve que gritar p ser ouvido. Depois dele, não demos mais falas a vice-reitora ou a coordenadora de assistencia estudantil: só falariamos com o reitor, que chegou logo em seguida e dsse que nos receberia apenas na sala de reuniões do gabinete. Batemos o pé e dissemos que não, chegando a conclusão de que irmos ao ambiente dele era menos inteligente do que te-lo no nosso. O recado foi dado. Aproximadamente umas 17:30, resolvemos ter a reuniao na sala do SODS, que teria como abrigar os estudantes que ali estavam, tornando a audiência pública. O reitor deu inicio, salientando que sempre teve um bom diálogo com nós, residentes e que estava ansioso para nos ouvir. Começamos a exposição partindo do ponto principal de que há 06 meses tentávamos marcar uma audiência com ele e eramos barradas. Perguntamos se ele estava ciente disto e o mesmo afirmou que não. Aconselhamos que ele pudesse reavaliar o desempenho e a falta de diálogo entre sua equipe. Prosseguimos contando caso por caso do que estava acontecendo. Apontado um dos mais graves problemas - um esgoto estourado debaixo da casa comprometendo a estrutura toda - para a Prefeitura Universitária, que nao nos atendia e sabia de todos os problemas, ja que o atual prefeito era o engenheiro responsável na gestão anterior. Prosseguimos as falas, até esgotá-las e tivemos o total comprometimento dele em atender com URGENCIA os problemas das residências, marcando uma reunião para Sexta-feita, na propria residencia, as 15h - AMANHA! Teremos uma comissão para RECEPCIONA-LO! (ui!). Enfim galera, vou mandar em anexo o manifesto e as 20 pautas,que inclusive ja foram colocadas aqui! Depois, abrimos a fala para o pessoal da Casa Campus, que nos apoiaram em 2 pessoas (de 290) e nao construiram o ato conosco por motivos que devem ser debatidos politicamente, e eles expuseram seus problemas. Logo após, abrimos apra intervenções dos estudantes e esses colocaram pautas como a reavaliação do REUNI e o impacto negativo nos cursos, a compra de livros e de ônibus, dentre outros. O ato foi incrivelmente proveitoso e nos levou ao amadurecimento de coletividade.

Obrigada pela força de todos, o apoio! E que tenhamos a certeza de que o nosso movimento é REAL e que ele pode SIM mudar muita coisa. Muito mais quando ele quebra as amarras da falta de diálogo e passa a ser um movimento NACIONAL.

Amanha, logo apos a visita do nosso magnifico, terei mais noticias. No mais, é isso!

Débora Accioly
Coordenadora Geral da RUF Elizabeth Teixeira -UFPB
Movimento de Casas de Estudante
SENCE
----
danilo, ufs

Nenhum comentário: