terça-feira, 10 de março de 2009

III Encontro Nacional do FEOP - fala de abertura

Segue a fala de abertura feita pela nossa querida colega, Marcelly (Feop-RJ)


O Fórum de Estudantes de Origem Popular - FEOP na condição de Movimento Social comprometido com as causas Educacionais e Sociais deste país, vem neste momento tecer algumas considerações e interceder pela manutenção e ampliação do Programa Conexões de Saberes: diálogo entre a universidade e as comunidades populares. Esse programa atende direta e indiretamente (com suas intervenções nas comunidades populares) mais de 20.000 jovens moradores de periferia, favelas, loteamentos e comunidades de baixa renda em todo o Brasil. Além disso, contribui para a formação mais qualificada dos Estudantes Universitários de Origem Popular – EUOPs.


O Conexões está presente em 33 IFES em todas a unidades federativas do país. É um Programa de suma importância para os EUOPs, assim como, para a democratização do espaço acadêmico brasileiro. Contudo, desde de 2007 o programa vem sofrendo com uma série de problemas administrativos que tem afetado diretamente sua dinâmica e desenvolvimento. O principal problema tem sido os constantes atrasos no repasse das bolsas. Em algumas IFES os meses de atraso já ultrapassam um semestre. O MEC alega problemas na burocracia interna das Universidades, essa por sua vez alega problemas com as rubricas, pois só permite sua execução via Fundação de Apoio. Infelizmente, quem sofre com esse impasse são os bolsistas, os milhares de jovens atendidos nas comunidades populares e o próprio Programa, que apesar de ter uma proposta inovadora, se vê preso as burocracias e falta de sensibilidade de alguns gestores públicos.

Desta forma, viemos ratificar a importância desse Programa e suas atividades a nível nacional e, também, prestar nosso apoio na busca por soluções mais estruturais como a adoção por parte do MEC/FNDE de uma legislação específica para repasse de recursos (bolsas) para os estudantes desse e outros Programas de Extensão.

O cenário hoje é preocupante. Cerca de 20% das IFES estão sem bolsistas e com suas atividades paralisadas, muitas tiveram que devolver os recursos por não conseguirem trabalhar com as Fundações de Apoio. O relato de companheiras/os que necessitam da bolsa para permanência na universidade é triste e, muitas vezes desesperador. Esse Programa vai além de um programa de assistência estudantil, é um projeto político que busca mudar o paradigma de ensino superior brasileiro. Busca a simbiose entre o saber acadêmico e o saber popular resultando numa universidade republicana e pública de verdade.

Com muito pesar comunicamos que uma das 33 IFES que compunham o Programa desligou-se, utilizando como argumento a dificuldade de se trabalhar com as rubricas específicas, deixando cerca de 35 bolsistas sem o auxílio da bolsa do Programa Conexões de Saberes. Apesar desse quadro situacional, o FEOP se mantém nesta IFES, e hoje, o representante dessa IFES com muita luta e apoio incondicional da Coordenação Nacional do Programa Conexões de Saberes pode participar desse momento tão importante.

Finalizamos este pronunciamento com uma pequena homenagem a nossas companheiras Helenilza Joelma Costa Santos (FEOP-S) e Lourdilene de Fátima (UFMA) que faleceram no ano passado. Desta forma gostaríamos de solicitar uma salva de palmas em memória de nossas companheiras de luta.

Atenciosamente,
Fórum de Estudantes de Origem Popular.

2 comentários:

Nick disse...

Galera!! Acredito que essa fala foi incrível e reproduziu o grito de muitos dos Conexistas que estavam lá. Infelizmente, nós da Univasf perdemos essa fala, mas partilhamos o mesmo sentimento! Agora com o FEOP em nossa universii/dade e comuniddade, espero que possamos contribuir mais e com qualidade!!!

Unknown disse...

Saudações a todos. Gostaria de ressaltar que está fala foi uma construção do FNEOP. Eu fui apenas o veículo para dar voz as nossas demandas e aos anseios que tangem o Programa Conexões de Saberes, as pedências com o MEC... Enfim, a fala é fruto do FNEOP.
Bjs a todos.
Espero reencontrá los em breve, coleeeeega.