sexta-feira, 12 de junho de 2009

Aula inaugural do Pré-SEED é marcada por debate sobre cotas

http://www.jusbrasil.com.br/politica/2360464/aula-inaugural-do-pre-seed-e-marcada-por-debate-sobre-cotas

Um debate sobre o Sistema de Cotas das Universidades Públicas marcou a aula inaugural do Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Cerca de dois mil alunos, representando os 4.550 estudantes matriculados nos 30 pólos do Programa, compareceram na noite da última terça-feira, 14, ao Teatro Tobias Barreto, para se aprofundar sobre o tema apresentado pelo reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto dos Passos Subrinho, e pela professora Maria Batista Lima, mediado pelo secretário da Educação, professor José Fernandes de Lima. Após as exposições foi aberto um debate com os estudantes.

Espero que este encontro seja proveitoso para todos os estudantes da rede pública, pois o tema é de suma importância. Por determinação do governador Marcelo Déda, não estamos medindo esforços para recuperar o prestígio e a importância da escola pública, destacou o secretário, ao reforçar que o Pré-Universitário é um programa do Governo de Sergipe que possibilita melhores condições de acesso ao ensino superior para os alunos da rede pública estadual.

Reserva de vagas
O professor Josué Modesto logo deu uma excelente notícia aos estudantes da rede pública. Segundo ele, independentemente de haver ou não mudança na forma do vestibular em 2010, a Universidade Federal de Sergipe irá disponibilizar 50% das vagas para os alunos egressos das escolas públicas. Isso representa 2.500 vagas, pois estaremos ofertando 5 mil vagas em 2010. Ele ressaltou que o sistema de cotas vai beneficiar somente o estudante que tenha cursado no mínimo quatro anos na rede pública.

A UFS terá o maior prazer de receber todos vocês, disse o reitor, ao informar que sempre estudou em escolas públicas. Tenho a maior satisfação em fazer tal afirmação, disse.

Possivelmente a partir de outubro deste ano o MEC deverá unificar o processo seletivo das instituições de ensino superior em todo o país, mas o reitor lembrou que ainda não existe uma definição do Governo Federal e a UFS vai manter o sistema de seriado até o processo ser totalmente definido.

Poderá continuar da mesma forma do vestibular ou será feito pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Caso seja assim, o aluno terá de responder às provas raciocinando mais, em vez de usar a memorização, disse.

Política de acesso
A professora Maria Batista Lima apresentou o Programa de Ações Afirmativas (PAAF) desenvolvido pela UFS. De forma pedagógica e apresentando dados estatísticos de várias universidades públicas do país, ela se aprofundou nas políticas de ações afirmativas e nas políticas públicas de acesso diferenciado.

O acesso à universidade pública através de algum sistema de reserva de vagas já é uma realidade na maioria dos estados, implantado em cada um deles a partir de estudos sobre seus contextos sociais específicos, ressaltou. Segundo ela, a institucionalização da reserva de vagas para alunos provenientes da escola pública e o critério étnico-racial estão presentes em todas as propostas, inclusive deverá virar lei federal.

Ao explicar o PAAF, criado em setembro de 2007 e aprovado pelo Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS em outubro de 2008, a professora disse que um dos objetivos do programa é promover a formação humana solidária antirracista com impacto nos currículos da carreira profissional a partir de políticas de acesso, de preferência e de inserção sócio-profissional dos alunos e das universidades.

Provas nos pólos
Aproveitando a presença do reitor da UFS e dos alunos do Pré-Universitário, o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, disse que vai reivindicar na Universidade Federal de Sergipe a realização das provas do vestibular nos pólos do Pré-Universitário do interior, evitando a vinda dos estudantes para Aracaju.

Muitos deles já ficam em desvantagem, pois chegam aqui cansados, desgastados fisicamente. O Governo do Estado fará de tudo para oferecer melhores condições para que os estudantes da rede pública estadual entrem na universidade, concluam o curso e possam ingressar com competência no mercado de trabalho, afirmou o secretário.

No último vestibular da UFS, José Fernandes de Lima lembrou que o Governo do Estado pagou a taxa de matrícula de mais de 2.600 estudantes. Para este ano, deveremos ampliar o número de beneficiados, ressaltou.

Atuantes
Atenta aos mínimos detalhes das palestras, a estudante Soraia Valente dos Santos disse que o sistema de cotas é uma forma justa que vai beneficiar os alunos egressos das escolas públicas. Temos que aproveitar todas as oportunidades, mas antes de pensar na universidade, terei que estudar muito. No Pré-Universitário irei aprender mais, pois sei da existência de excelentes professores, opinou. Ela vai estudar no Colégio Leandro Maciel e pretende tentar uma vaga no curso de fisioterapia.

Bem mais tranquila estava Débora Suely da Silva Brito. Minha expectativa é enorme. Espero aproveitar bastante durante as aulas do Pré-Universitário. No último vestibular da UFS muitos estudantes conseguiram aprovação, provando a boa qualidade do ensino oferecido pela Secretaria de Estado da Educação. Espero que agora chegue minha vez, disse.

Jéssica Gomes Soares estava ansiosa, mas confiante no seu sucesso profissional. Temos que acreditar sempre. Tenho sede em aprender, desenvolver minhas qualidades dentro e fora da sala de aula. O Pré-Universitário será uma importante ferramenta deste objetivo que irei alcançar em breve, pontuou a estudante.

Ao final da solenidade, houve um sorteio de vários livros literários que foram doados pelas editoras. Prestigiaram a solenidade a deputada estadual Conceição Vieira, a secretária municipal de Educação de Lagarto, Vanda Monteiro, diretores e assessores da SEED, professores e pais de alunos.

Sucesso no Vestibular
O número de aprovados no último vestibular da UFS e de outras instituições de ensino superior comprova o sucesso do Pré-Universitário. Este ano, ocorreram 1.179 aprovações na Universidade Federal de Sergipe, nas modalidades presencial e à distância (Universidade Aberta do Brasil/UAB), e 1.063 em outras universidades, totalizando 2.242 aprovações. O número é praticamente o dobro de 2008, quando 1.134 conquistaram o direito de estudar numa universidade.

Dica de Cátia Matias, ex-conexitas/feop-SE, mestranda na UFS
danilo, feop/se
sencenne sec genero

Nenhum comentário: