sexta-feira, 30 de abril de 2010

Mudança de curriculono curso de historia da UFS

O Curriculo do curso de História Licenciatura da UFS está em processo de mudança. Neste momento, o FEOP/SE está contribuindo na discussão incentivando o protagonismo estudantil e questionando acerca do conteúdo das disciplinas.

Trouxemos pro Movimento Estudantil de História a experiência que temos das nossas discussões internas do FEOP onde construímos um cartilha com nosso histórico e nossa agenda propositiva em que defendemos:
i) Políticas Públicas de Ações Afirmativas (Lei 73/99);
ii) Assistência Estudantil;
iii) Política Educacional Anti-Racista (implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008);
iv) Revisão do Processo de Acesso a Universidade Pública;
v) Redefinição dos Conteúdos Acadêmicos de Ensino Pesquisa e Extensão;
vi) Revisão de Programas Federais como: Reforma Universitária, REUNI, PROUNI;

Sendo assim, estamos propondo a criação da disciplina HISTÓRIA DA ÁFRICA II como obrigatória do curriculo de história. Atualmente, o Departamento de História defende a inclusão das disciplinas História Antiga II e História Medieval II. Consideramos estas disciplinas importantes, mas não podemos continuar privilegiando um aprofundamento da História da Europa quando temos pouquissímas disciplinas que tratam das história dos outros povos que formaram o povo brasileiro, em especial o povo negro.

Por isso, reforçando a importância de uma Educação Anti-Racista e a implementação das Leis 10.639/93 que obriga o ensino da História e Cultura Afro-brasileira.

a proposta de mudança está aqui
http://umaoutrahistoria-ufs.blogspot.com/2010/04/danilo-feop.html


danilo, feop/se
sencenne coord. geral

Um comentário:

franchise for exports disse...

Fantastic website. Lots of helpful information here. I¡¦m sending it to several pals ans additionally sharing in delicious. And naturally, thank you to your sweat!

------------------------------
franchise for exports | cattle exports | livestock exports