quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

VISÃO HISTÓRICA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

1ª aula
Ementa: Visão histórica da Língua Brasileira de Sinais
Metas: Discutir alguns pontos relevantes na história da evolução da Língua de Sinais.
Objetivo: Analisar comparativamente as diferentes abordagens educacionais no processo de educação das pessoas surdas.

Mais informações aqui:
http://www.ines.gov.br/

VISÃO HISTÓRICA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

A história da Língua de Sinais está implícita na concepção de educação das pessoas surdas ou deficientes auditivas, influenciadas por médicos e religiosos num contexto político e sociocultural, ao longo dos séculos. De acordo com Russo e Santos (1993): Deficiência auditiva pode ser definida como a redução ou perda total da capacidade de detecção do som de acordo com padrões estabelecidos pela American National Standards Institute (ANSI, 1989), expresso pelo Zero audiométrico (0 dB NA (Db-decibéis, NA-nível de audição)), refere-se aos valores de níveis de audição que correspondem à média de detecção de sons em várias frequências, por exemplo: 500 Hz, 1000 Hz, 2000 Hz e 3000Hz. Considera-se, em geral, que a audição normal corresponde à habilidade para detecção de sons até 25 dBNA e a surdez quando a perda de audição é profunda (maior que 91 dB NA), incapaz de desenvolver a linguagem oral.

Durante a antiguidade até o século XV, os deficientes auditivos foram tratados como seres primitivos, incompetentes e imperfeitos, castigados pelos Deuses. Sendo assim, como consequência eram abandonados, excluídos dos direitos sociais e não podiam ser educados. Nesse período, era comum à eugenia, ou seja, eliminação das pessoas deficientes, mal-formadas ou as muito doente, para controle social, visando melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente. 1

As primeiras controvérsias em relação à forma de comunicação dos surdos ou deficientes auditivos são evidenciadas pelas afirmações de Aristóteles (SOARES,1999,p.17) o qual acreditava que o pensamento só seria concebido através da palavra falada, negando aos deficientes auditivos a possibilidade de instrução. “[...] Ensinava que os que nasciam surdos, por não possuírem linguagem, não eram capazes de raciocinar [...]”. Enquanto, Sócrates (em 360 a.C.), declarou que “era aceitável que os Surdos comunicassem com as mãos e o corpo”. Vale ressaltar o pensamento de Santo Agostinho que acreditava que “os Surdos podiam comunicar por meio de gestos, que, em equivalência à fala, eram aceitos quanto à salvação da alma”, mas, foi John Beverley (em 700 d.C.) que ensinou um Surdo a falar pela primeira vez, considerado como o primeiro educador de Surdos.1

Somente a partir da Idade Moderna que começou a se distinguir surdez de mudez, surgindo indícios das três abordagens filosóficas na educação dos surdos: o gestualismo (uso de sinais), o oralismo (língua na modalidade oral, “fala/som”) e o método combinado (sinais, treino da fala e leitura do labial). Essas abordagens utilizadas pelos primeiros educadores serviram inicialmente para ensinar filhos dos nobres a conseguirem privilégios legais. (LACERDA, 1998).

Segundo Soares (1999) e Moura (2000), a seguir, se encontram descritas as principais abordagens filosóficas e seus respectivos defensores:

Trinamento da Fala (fala/som) ou oralismo:
defende o aprendizado da língua oral, com o objetivo de aproximar os surdos ao máximo possível do modelo ouvinte.

Gerolamo Cardano (Médico Italiano, 1501-1576): Interessou-se mais pelo estudo do ouvido, nariz e cérebro, escreveu a condução óssea do som. Segundo ele, a escrita poderia representar os sons da fala e do pensamento e a surdez não alterava a inteligência.

Juan Pablo Bonet(Espanhol. 1579-1629): Baseado nos trabalhos de León, escreveu sobre as maneiras de ensinar os Surdos a ler e a falar por meio do alfabeto manual e proibia o uso da Língua gestual.

Johann Conrad Ammam (Médico Suíço,1669-1724): Defensor da leitura labial; com o uso de espelhos, descobriu a imitação dos movimentos da linguagem, como também a percepção através do tato das vibrações da laringe. Considerava que a fala era uma dádiva de Deus e fazia com que a pessoa fosse humana e que o uso da língua gestual atrofiava a mente.

Sammuel Heinicke (Alemão,1729-1790): Fundou uma escola de Surdos, em Edimburgo (a primeira escola de correção da fala da Europa); ensinou vários surdos a falar, criando e definindo o método hoje conhecido como Oralismo; edificou a aprimeira escola pública para deficientes fisícos. Segundo ele, o pensamento só é possível através da língua oral. (fala/som).

Alexander Graham Bell (Cientista Escocês, 1847-1922): Era grande defensor do oralismo e opunha-se a língua gestual e as comunidades de surdos, uma vez que as considerava como um perigo para a sociedade. Foi professor de surdos em Londres e desenvolveu a metodologia denominada “fala visível”.

Jacob Rodrigues Pereira (Francês,1715-1780): Era o maior opositor do Abade L’Epeé, usava gestos, mas defendia a oralização dos surdos, iniciou o trabalho de desmutização por meio da visão e do tato.

Métódo Combinado ou Bimodal: defende o uso da língua oral, língua de sinais, treinamento auditivo, leitura labial e o alfabeto digital, entre outros recursos.

Pedro Ponce de León (Monge Espanhol,1520-1584): Iniciou a história sistematizada de educação dos Surdos. Fundou uma escola para professores de deficientes auditivos e desenvolveu uma metodologia de educação que incluia leitura e escrita, treinamento da fala e o alfabeto manual.

Thomas Hopkins Gallaudet (Prof. Americano,1837-1917): Era opositor ao oralismo puro, defendia os sinais metódicos do Abade De L’Epee; fundou a escola de Hartford para surdos, em abril de 1817. Gallaudet e seu filho Edward Miner Gallaudet instituíram nessa escola a Língua Gestual Americana com o método combinado, inglês escrito e o alfabeto manual. Em 1857, a escola passou a ser Universidade Gallaudet.

Línguagem Gestual (hoje Língua de Sinais): considerada importante veículo de aquisição de conhecimento, comunicação e organização do pensamento no desenvolvimento da pessoa surda.

Charles Michelde L'Épeé (Abade Frances, 1712-1789): Criador da língua gestual (lingua de sinais), criou os “sinais metódicos”. Reconheceu que essa língua existia e e se desenvolvia entre grupos de surdos, embora não fosse considerada uma língua com gramática, mas, com características linguísticas apoiada no canal visual-gestual. Fundou oInstituto Nacional de Surdos-Mudos, em Paris (primeira escola pública de Surdos do mundo).



Após a Revolução Francesa
e durante a Revolução Industrial (séc.XVIII), a disputa tornou-se mais acirrada entre os métodos oralistas e os baseados na língua gestual. No Congresso de Milão (1880) instituiu-se o oralismo como filosofia oficial de educacão dos surdos, nesse período o ensino da língua gestual passou a ser proibido nas escolas em toda a Europa.

Logo, o oralismo espalhava-se para outros continentes e, em consequência disso, tornou-se a abordagem mais priorizada na educação dos surdos, durante fins do século XIX e grande parte do século XX. De acordo com Lacerda (1998), os resultados de muitas décadas de trabalho nessa linha, no entanto, não mostraram grandes sucessos. O processo de aquisição da fala era parcial e tardio em relação aos ouvintes, comprometendo o desenvolvimento global dos surdos.

No ano de 1960, Willian Stokoe publicou artigos demonstrando que a American Signan Language - Língua de Sinais Americana-ASL - possuía características semelhantes às da língua oral. Nessa mesma decada, Doraty Schifflet, professora e mãe de deficiente auditivo, utilizou o método que combinava língua de sinais associada a língua oral, treinamento auditivo, leitura labial e o alfabeto digital denominado “Total Approach”, traduzido para “Abordagem Total” ou “Comunicação Total”. Embora, esta tenha apresentado avanços, a maioria dos surdos não consseguiram atingir níveis acadêmicos compatíveis (idade/série), pois os sinais apenas representavam recursos de auxílio da fala e não comprovavam desenvolvimento linguístico. (LACERDA, 1998).

Na decada de 1970, a Suécia e a Inglaterra observaram que os deficientes auditivos utilizavam em momentos distintos a oralização e a língua de sinais, originando à filosofia bilíngue, ou seja, a utilização pelos surdos da língua de sinais como primeira língua (L1) e , como segunda, a língua majoritária do seu país (L2). Logo, expandiu-se na década seguinte para todos os países esse tipo de educação que se contrapoem aos modelos oralistas e a comunicação total, advogando que cada língua deve manter suas carcterísticas próprias.

A HISTÓRIA DA LÍNGUA DE SINAIS NO BRASIL

No Brasil, a história da Língua de Sinais teve início com a fundação em 1857 do Instituto dos Surdos-Mudos, atualmente denominado INES-Instituto Nacional da Educação de Surdos1. O professor surdo, Ernest Huet, veio da França a convite de Dom Pedro II e trouxe o “método combinado”, sendo o currículo constituído por Língua Portuguesa , Aritmética, linguagem articulada e leitura sobre os lábios, entre outras.

Em 1862, Huet deixa o Instituto e em seu lugar assume Dr. Manuel de Magalhães Couto (1862-1868) que não tendo conhecimento a respeito da educação de surdos, não prosseguiu com o trabalho educacional, levando o Instituto a ser considerado um asilo de surdo em 1868. Nesse mesmo ano, foi nomeado o Dr. Tobias Leite (1868-1896), para a direção do instituto, restabelecendo o aprendizado da linguagem articulada e da leitura dos lábios.

Na gestão da professora Ana Rímoli de Faria Dória (1896), influenciada pelo Congresso de Milão, o Instituto adotou oficialmente o método oralista puro e implantou o primeiro Curso Normal de Formação de Professores para Surdos. A primeira turma formou-se em 1954, com 52 alunas/professoras, de oito estados brasileiros que disseminaram o método oral no país. (SOARES,1999. p.90).

Na decada de 1970, a Suécia e a Inglaterra observaram que os deficientes auditivos utilizavam em momentos distintos a oralização e a língua de sinais, originando à filosofia bilíngue, ou seja, a utilização pelos surdos da língua de sinais como primeira língua (L1) e , como segunda, a língua majoritária do seu país (L2). Logo, expandiu-se na década seguinte para todos os países esse tipo de educação que se contrapoem aos modelos oralistas e a comunicação total, advogando que cada língua deve manter suas carcterísticas próprias.

Conclusão:
No Brasil, os prós e os contras na história da LIBRAS são reflexos das posições tomadas no mundo sobre a educação das pessoas surdas. Observa-se que atualmente na educação dos surdos coexistem as três filosofias. Cabe ressaltar que a implantação e uso da comunicação total, apesar de ter ocorrido em um breve período, é o mais presente no cotidiano escolar devido à ausência de formação dos profissionais numa filosofia bilíngue.

Resumo
A história da Língua de Sinais está implícita na educação das pessoas surdas. Da antiguidade até o século XV, não podiam ser educados. Era comum a prática da eugenia. Foi na idade moderna que começou a se distinguir surdez de mudez, surgindo indícios das três filosofias: oralismo, método combinado ou comunicação total e linguagem gestual. No séc. XVIII, com o Congresso de Milão (1880), instituiu-se o Oralismo como filosofia oficial de educação dos surdos quer permeou o século XIX e meados do século XX. Em 1960, Willian Stokoe publicou pesquisas sobre a Língua de Sinais Americana-ASL, afirmando que ela possuía características semelhantes às da língua oral. No Brasil (1857), o INES-Instituto Nacional da Educação de Surdos, traz a convite Dom Pedro II, o Professor Francês Ernest Huet, com o “método combinado”. A Professora Ana Rímoli de Faria Dória influenciada pelo Congresso de Milão, adotou no instituto método oralista e implantou o primeiro Curso Normal de Formação de Professores para Surdos. A Professora Ivete Vasconcelos retorna dos Estados Unidos com a “Comunicação Total. No entanto, linguistas como a professora Lucinda Ferreira Brito inicia estudos da Língua de Sinais Brasileira-LIBRAS que passou a ser reconhecida oficialmente através da Lei nº 10. 436 de 24 de abril de 2002, considerada um marco para a comunidade surda brasileira.

Atividade:
1- Com base no texto, faça uma análise comparativa entre as diferentes abordagens educacionais, oralismo, comunicação total e bilinguismo, no processo evolutivo da língua de sinais.

Sugestão:
Filme: E Seu Nome é Jonas (And Your Name Is Jonah (TV Film) – USA/1979, é ensinado a língua de sinais para criança surda sair do isolamento.)

Discorremos sobre a história da evolução da Língua de Sinais no mundo e suas implicações na educação dos surdos. Assim, na próxima aula discutiremos sobre Língua Brasileira de Sinais.

REFERÊNCIAS:
BRASIL. Secretaria de Educação Especial Deficiência auditiva,Volume I / organizado por Giuseppe Rinaldi et al. - Brasília: SEESP, 1997. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em 15/09/2009.
CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. (Org.). Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. 3. ed. São Paulo: Edusp/ MEC, 2001.
LACERDA, Cristina B. F. de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. In:_____. Cad. CEDES. 1998, vol.19, nº. 46.
LEIS, DECRETOS E PORTARIAS. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_%20content&view=article&id=12907. Acesso em: 15 set. 2009.
MOURA, Maria Cecília. O SURDO: Caminhos para uma Nova Identidade. Revinter: Rio de Janeiro. 2000.
SOARES, Maria Aparecida Leite. A Educação dos Surdos no Brasil. Campinas/SP: Autores Associados; Bragança Paulista, SP: EDUSEF,1999.
VILELA, Genivalda Barbosa. Histórico da Educação Surdo no Brasil. Disponível em www.feneis.com.br. Acesso em: 11 de mai. 2009.

1 Disponível em www.feneis.com.br.

______________
danilo, feop/se
sencenne coord. geral

112 comentários:

Anônimo disse...

[url=http://www.lavidalocavore.org/userDiary.do?personId=5788]viagra vigrx cheap drug[/url]
[url=http://bluegriffon.org/forum/profile.php?id=2184]generic viagra cheap vigrx online from trytab[/url]
[url=http://www.punres.org/profile.php?section=personality&id=88049]cheap viagra cheap vigrx pharmacy[/url]
[url=http://forum.thefreedictionary.com/profile8943.aspx]buy viagra cheap vigrx online from trytab.com[/url]
[url=http://www.bing.com/community/members/genphama/default.aspx]viagra pills cheap+vigrx[/url]
[url=http://www.strangerfestival.com/node/13556]viagra sildenafil citrate does really vigrx work cheap[/url]



viagra pills vigrx oil cheap
viagra sildenafil citrate cheap vigrx vigrx online
viagra vigrx cheap deals
generic viagra cheap vigrx rx
cheap viagra cheap vigrx free shipping
buy viagra vigrx for cheap



http://rezzable.com/users/genphama
http://arthousecoop.com/users/genphama
http://www.americanidolmusic.com/blog/generic-viagra
http://showmeprogress.com/user/genphama
http://www.myexperiment.org/users/6450
http://www.wikimatrix.org/forum/profile.php?section=personality&id=8822

Anônimo disse...

http://artifactsguide.net/phpbb/viewtopic.php?f=2&t=68074&p=84957
http://www.hammergym.com/vbj/showthread.php?p=28061
http://www.forums.interactivehaggadah.com/viewtopic.php?f=5&t=154456&p=212839

Unknown disse...

Estamos honradas com a publicação do nosso texto.
Professoras: Margarida Maria Teles e Verônica Mariano
At,
Margarida

Anônimo disse...

Вот еще немного ссылок на тему, Сайт Знакомств Понравиться Ру

Движок Знакомств - http://masonslade.dousetsu.com
Знакомства Через Веб - http://nolanmacaulay.dousetsu.com
Юины Для Секса - http://colthoward.dousetsu.com
Вирт Знакомства Чат - http://brianleroy.dousetsu.com
Как Оригинально Познакомиться - http://rudyardroth.dousetsu.com
Знакомства В Москве И Московской - http://isaacdriscoll.dousetsu.com
Лесби Чат Знакомств - http://paulelijah.dousetsu.com
Сайт Знакомств В Мариуполе - http://eltonjarrod.dousetsu.com
Знакомства Mail Ru Без Регистрации - http://yulinicholas.dousetsu.com
Девушки Для Секса Ярославль - http://kaseemraja.dousetsu.com
Давай Познакомимся Стихи - http://ericmarshall.dousetsu.com
Секс Для Удовольствия - http://grayulric.dousetsu.com
Секс Чат Майл - http://jerryemery.dousetsu.com
Красноярский Сайт Знакомств - http://mylesmicah.dousetsu.com
Сайт Знакомств Для Полных Людей - http://guytyrone.dousetsu.com
Необычные Позы Для Секса Фото - http://joelkennedy.dousetsu.com
Секс Видио Чат Онлайн - http://gilzane.dousetsu.com
Сайт Знакомств Для Лесбиянок - http://traviskareem.dousetsu.com
Tatar Сайт Знакомств - http://rajanigel.dousetsu.com
Секс Игрушки Для Котов - http://herrodandrew.dousetsu.com
Фото Знакомства Женщины - http://wayneyoshio.dousetsu.com
Знакомства Нефтекамск - http://uptonwilliam.dousetsu.com
Опен Сайт Знакомств - http://ryanigor.dousetsu.com
Знакомства Сегодня - http://clarkeburton.dousetsu.com
Сайт Знакомств В Эстонии - http://hedleymicah.dousetsu.com
Видео Позы Секса Для Беременных - http://kieranoleg.dousetsu.com
Девушки Для Секса В Уфе - http://hoyttanner.dousetsu.com
Онлайн Секс Чат Девушки - http://jacksonerasmus.dousetsu.com
Самые Большие Сайты Знакомств - http://peterdieter.dousetsu.com
Мамаба Сайт Знакомств - http://alicolby.dousetsu.com
Сайт Знакомств От 50 Лет - http://jakeememerson.dousetsu.com
Реальные Встречи Для Секса - http://lucianorson.dousetsu.com
Знакомства Лучшие - http://brennanknox.dousetsu.com
Сервер Знакомств - http://dominicarden.dousetsu.com
Секс Игры Для Мобильного - http://grahamcedric.dousetsu.com
Фото Мужчин С Сайта Знакомств - http://baxterciaran.dousetsu.com
Ищу Девушку Для Виртуального Секса - http://marshallconan.dousetsu.com
Знакомства Для Секса За Деньги - http://wadeodysseus.dousetsu.com
Возраст Для Первого Секса - http://dillonoleg.dousetsu.com
Познакомились В Интернете И Поженились - http://avrameric.dousetsu.com
Зеленоградский Сайт Знакомств - http://tanekjonas.dousetsu.com
Planet Знакомства - http://abeljakeem.dousetsu.com
Nirvana Сайт Знакомств - http://patrickmagee.dousetsu.com
Сайт Серьезных Знакомств - http://channingjohn.dousetsu.com
Откровенные Знакомства - http://clintonmalik.dousetsu.com
Замужние Женщины Для Секса - http://ezekieluriah.dousetsu.com
Хочу Познакомиться С Итальянцем - http://borisalec.dousetsu.com
Оральный Секс Для Девушки - http://abelbenjamin.dousetsu.com
Как Оригинально Познакомиться - http://berkchanning.dousetsu.com
Донецкий Сайт Знакомств - http://stoneblaze.dousetsu.com

Anônimo disse...

The country is well inhabited, for it contains fifty-one cities, near a hundred walled towns, and a great number of villages. To satisfy my curious reader, it may be sufficient to describe Lorbrulgrud. This city stands upon almost two equal parts on each side the river that passes through. It contains above eighty thousand houses, and about six hundred thousand inhabitants. It is in length three glonglungs (which make about fifty-four English miles) and two and a half in breadth, as I measured it myself in the royal map made by the King's order, which was laid on the ground on purpose for me, and extended a hundred feet; I paced the diameter and circumference several times barefoot, and computing by the scale, measured it pretty exactly.

[url=http://asvathylboo.tripod.com/lara-hotel-4.html]Lara hotel 4[/url]
[url=http://bescolace.tripod.com/avantika-boutique-hotel.html]Avantika boutique hotel[/url]
[url=http://conmadysfe.tripod.com/al-bostan-hotel-4.html]Al bostan hotel 4[/url]
[url=http://deitradosra.tripod.com/pitbull-hotel-room-skachat-mp3.html]Pitbull hotel room скачать mp3[/url]
[url=http://emcesespjal.tripod.com/ctg-9-4.html]Ozkaymak kemer marina hotel[/url]
[url=http://faduclila.tripod.com/asia-hotel-bangkok.html]Asia hotel bangkok[/url]
[url=http://finposunve.tripod.com/naturland-aqua-resort-hotel.html]Naturland aqua resort hotel[/url]
[url=http://fitmitagprext.tripod.com/ambassador-hotel-4--turciya.html]Ambassador hotel 4 турция[/url]
[url=http://geodispwahmwhitt.tripod.com/pattaya-park-hotel.html]Pattaya park hotel[/url]
[url=http://liodiutheohic.tripod.com/akka-hotel.html]Akka hotel[/url]
[url=http://menlichildcin.tripod.com/tokio-hotel-perviy-albom.html]Tokio hotel первый альбом[/url]
[url=http://pulredefun.tripod.com/sailors-park-hotel.html]Sailors park hotel[/url]
[url=http://revilonel.tripod.com/gipsy-kings-hotel-california.html]Gipsy kings hotel california[/url]
[url=http://sepimesbou.tripod.com/renaissance-atlanta-hotel-downtown.html]Renaissance atlanta hotel downtown[/url]
[url=http://tingneandlisear.tripod.com/cesars-resort-hotel-5-foto.html]Cesars resort hotel 5 фото[/url]

Anônimo disse...

Where by Unlock iPhone Method is Meets your needs Unlock iPhone Nevertheless there are a number cellular devices from the globe that can be favourite and effectively the New iphone4.That concern is til you have your personal acquire when using the established firms linked with apple iphones, that you are currently way of hopeless you need to work with a good new iphone and also it is strictly the style the majority of folks think about.The truth is you can Discover i-phones no matter who the actual backpack will be.The most crucial Unlock iPhone solution you'll possess could be the How to make easy technique plus the definitely will one self technique.
[url=http://marcomppactdif385.posterous.com]unlock iphone 3gs 4.1 free[/url]
[url=http://quighirtingte585.posterous.com/unlock-4-iphone]how to unlock your iphone[/url]
[url=http://somtiorenji511.posterous.com]how to unlock your iphone[/url]

Anônimo disse...

ihj2ler4

r8ls1dw1

f39s020t9d

hmgpv3xq

av1a87fd

Anônimo disse...

[url=http://teplo-park.ru/magazin?mode=folder&folder_id=11216403]пеллетный котёл[/url]

Anônimo disse...

buy viagra locally viagra jaw pain - scary movie 4 viagra online

Anônimo disse...

premium uk dating http://loveepicentre.com/advice.php sun dating phenomena

Anônimo disse...

generic viagra can you purchase viagra online - viagra buy perth

Anônimo disse...

Instant Payday Loans Online http://www.legitpaydayloansonline1.com/ Fundpopog online payday loans Stype [url=http://www.legitpaydayloansonline1.com/]Payday loans online[/url] Payday loans online There are frequently alternatives to high priced lending, ontario and have the cash in your account quickly!The interest rate is kept high to protect high, but it is up research a number with the faxless option?It is possible to find lending organization fit in you until as an hour after submitting your application.

Anônimo disse...

[url=http://www.ekolestnica.ru/tag/sosnovye-stupeni]сосновые ступени[/url]

Anônimo disse...

buy soma soma san diego sports arena - buy soma drug

Anônimo disse...

наборы для развлечения для девочек

в [url=http://goooogl]Gooogle[/url] знакомства только секс Радонеж
мастурбация пальчиками и душем поглаживание интимных частей тела

Anônimo disse...

john d mcdonald and ebook http://audiobookscollection.co.uk/A-Natural-History-of-Negation/p227969/ free downloadable ebook 1001 examkrackers [url=http://audiobookscollection.co.uk/it/Paul-James-Gadsdon/m97680/]free linux ebook download[/url] human inferno ebook

Anônimo disse...

buy soma online buy online soma no prescription - soma drug test will show

Anônimo disse...

buy cialis online cheap cialis us - cheapest cialis online us

Anônimo disse...

tramadol online overnight buy tramadol online echeck - tramadol online illegal

Anônimo disse...

buy cialis online cialis men - cialis online to usa

Anônimo disse...

cialis online no prescription buy cialis legally usa - cialis benefits

Anônimo disse...

buy tramadol online sniffing tramadol high - order tramadol in usa

Anônimo disse...

business in action canadian edition ebook http://audiobookscollection.co.uk/Several-Worlds-Reminiscences-and-Reflections-of-a-Chinese-American-Physician/p111680/ hobbit ebook [url=http://audiobookscollection.co.uk/de/Operations-and-Management-in-IP-Based-Networks-5th-IEEE-International-Workshop-on-IP-Operations-and-Management-IPOM-2005-Barcelona-Spain-October-Networks-and-Telecommunications/p209569/]sibelius ebook[/url] wilder ebook spanking

Anônimo disse...

woodworking plans , http://woodworkingplans1.com/#unexlaume woodworking projects

Anônimo disse...

ebook pod editing services http://audiobookscollection.co.uk/es/Robert-Oppenheimer-A-Life/p102997/ free ebook on homeopathic materia medica [url=http://audiobookscollection.co.uk/Archangel-s-Kiss/p222305/]dumas ebook monte cristo[/url] under the overpass ebook

Anônimo disse...

free business ebook web site http://audiobooksplanet.co.uk/es/Raa-T-T/m103769/ ebook download subscribe [url=http://audiobooksplanet.co.uk/A-Graeme-Auld/m411/]theyre eyes were watching god ebook[/url] ebook anatomia humana fernando quiroz

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol 50 mg ingredients - tramadol withdrawal vs vicodin withdrawal

Anônimo disse...

buy tramadol cod tramadol 50mg for dogs dosage - discount tramadol online

Anônimo disse...

can you buy xanax online legally xanax pill blue - xanax bars blue lotus review

Anônimo disse...

generic xanax xanax effects synapse - causes xanax withdrawal xanax withdrawal

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol extended release 200 mg - tramadol y alcohol

Anônimo disse...

generic xanax xanax high how much - xanax vs sleeping pills

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol withdrawal after 2 weeks - order tramadol 50mg

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol hcl 50 mg get high - buy tramadol online from usa

Anônimo disse...

xanax online no prescription generic xanax just good - does 1mg xanax look like

Anônimo disse...

xanax online xanax dosage panic attack - xanax 2mg buy

Anônimo disse...

buy tramadol online 3 tramadol high - buy tramadol online checking account

Anônimo disse...

buy tramadol online celebrity tramadol addiction - pet meds tramadol no prescription

Anônimo disse...

carisoprodol without prescription carisoprodol 350 mg side effects - carisoprodol vs percocet

Anônimo disse...

xanax online generic xanax mylan a4 - effects xanax 1.0

Anônimo disse...

buy tramadol online order cheap tramadol-overnight - buy tramadol online without prescriptions

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol 800 mg day - buy cheap tramadol online

Anônimo disse...

generic xanax xanax 3mg - xanax high yahoo

Anônimo disse...

generic xanax generic xanax no prescription - generic xanax yellow

Anônimo disse...

buy tramadol online buy tramadol cod overnight - buy tramadol hcl 50 mg

Anônimo disse...

generic xanax xanax and alcohol addiction - quit xanax withdrawal

Anônimo disse...

xanax online xanax withdrawal regimen - 10 xanax overdose

Anônimo disse...

buy tramadol tramadol from usa no prescription - buy tramadol without rx

Anônimo disse...

buy tramadol online cheap tramadol overnight shipping - tramadol hcl powder

Anônimo disse...

buy xanax online cheap xanax side effects body - xanax side effects with alcohol

Anônimo disse...

[url=http://videochaty.ru/sait-znakomstv.html]видеочат на сайте онлайн знакомств[/url]

Anônimo disse...

generic xanax xanax 8 weeks - does xanax show up drug test military

Anônimo disse...

xanax online eating kill xanax high - cost of generic xanax without insurance

Anônimo disse...

buy tramadol online buy generic tramadol no prescription - buy tramadol cod overnight

Anônimo disse...

order xanax alprazolam 0.5 mg color - xanax withdrawal pain

Anônimo disse...

buy carisoprodol carisoprodol recreational dosage - carisoprodol d 31

Anônimo disse...

buy cheap cialis online no prescription get cialis online pharmacy - cheap cialis 10 mg

Anônimo disse...

cheap tadalafil generic cialis us pharmacy - cheap cialis viagra levitra

Anônimo disse...

cialis online cialis 2.5 coupon - buy cialis online with mastercard

Anônimo disse...

xanax online xanax lasting time - order xanax from uk

Anônimo disse...

xanax online xanax dosage milligrams - can xanax make anxiety worse

Anônimo disse...

xanax for sale without prescription 0.25 xanax and alcohol - xanax bars much

Anônimo disse...

order cialis from canada cheap cialis online pharmacy prescription - cialis vision loss

Anônimo disse...

buy cialis online safely cialis price comparison us - cialis faq

Anônimo disse...

xanax online order xanax pills online - generic to xanax

Anônimo disse...

buy cialis online buy cheap cialis 20mg - can you order cialis

Anônimo disse...

buy cialis online internetdrugcoupons/cialis-coupon - cialis price mexico

Anônimo disse...

cialis online cialis reviews forum - cost of daily cialis

Anônimo disse...

http://landvoicelearning.com/#21906 tramadol dosage horses - tramadol hcl contraindications

Anônimo disse...

I relish, cause I discovered exactly what I used to be looking for.

You have ended my 4 day long hunt! God Bless you man.
Have a nice day. Bye

My blog post buy followers on twitter

Anônimo disse...

buy tramadol tramadol zydus 50 mg - ultram tramadol withdrawal symptoms

Anônimo disse...

http://landvoicelearning.com/#38471 tramadol hcl gluten - tramadol 50mg dosage dogs

Anônimo disse...

buy tramadol online generic for tramadol - buy tramadol online without rx

Anônimo disse...

buy tramadol tramadol online in usa - tramadol online overnight saturday delivery

Anônimo disse...

cheap tramadol online what is tramadol addiction - tramadol hcl pregnancy

Anônimo disse...

cheap tramadol online buy cheap tramadol overnight - buy tramadol hcl 50mg

Anônimo disse...

buy tramadol cod what does generic tramadol look like - tramadol 50 mg a normal dose

Anônimo disse...

http://landvoicelearning.com/#74967 recovery from tramadol addiction - legal buy tramadol online us

Anônimo disse...

buy tramadol tramadol zyrtec interaction - tramadol purchase fedex

Anônimo disse...

buy tramadol online tramadol apap high - order tramadol from usa

Anônimo disse...

http://www.integrativeonc.org/adminsio/buyklonopinonline/#3081 klonopin sublingual - klonopin side effects hives

Anônimo disse...

buy tramadol next day safest place buy tramadol online - tramadol withdrawal rash

Anônimo disse...

purchase tramadol buy tramadol overnight delivery - tramadol tablets dogs dosage

Anônimo disse...

klonopin buy klonopin withdrawal lamictal - klonopin side effects joint pain

Anônimo disse...

buy tramadol online order tramadol online sweden - tramadol hcl msds

Anônimo disse...

klonopin medication overdose of klonopin amount - klonopin 2mg wiki

Anônimo disse...

buy tramadol no prescription can take 3 50 mg tramadol - buy tramadol online in the usa

Anônimo disse...

buy ativan online ativan 2 mg uses - ativan withdrawal period

Anônimo disse...

buy tramadol online without a prescription buy tramadol saturday delivery - generic drug name tramadol

Anônimo disse...

buy tramadol tramadol online in europe - tramadol no prescription cod

Anônimo disse...

buy ativan online antidote to ativan overdose - lorazepam online no prescription

Anônimo disse...

buy ativan online ativan dosage for adults - side effects getting off ativan

Anônimo disse...

Will there be automatic and legitimate copyright for any content
on the site?

Also visit my web-site :: paginasamarillas-atl.Com

Anônimo disse...

http://ranchodelastortugas.com/#30416 usual prescribed dosage xanax - order xanax ucs cod

Anônimo disse...

http://ranchodelastortugas.com/#30416 does xanax show up on military drug test - generic xanax gg 249

Anônimo disse...

http://bayshorechryslerjeep.com/#4038 drug screen for xanax - order xanax paypal

Anônimo disse...

Υour curгent post feаtuгeѕ сοnfirmed helpful to me.
It’s quitе infoгmatіνе and
you're obviously extremely well-informed in this field. You get opened our eye to numerous views on this subject matter along with intriguing and solid written content.
Feel free to surf my web site ... Buy viagra online

Anônimo disse...

Your cuгrent poѕt hаѕ proνen
useful to us. It’s еxtremelу usеful and you're obviously quite well-informed of this type. You have got opened up my own eyes in order to numerous views on this kind of subject using intriguing and strong content.

my blog http://www.caiacoa.de
Also see my webpage - Xanax

Anônimo disse...

The artiсle has verified beneficiаl to myѕelf.
It’s really informаtive and yоu're clearly extremely educated in this region. You possess opened up my own sight to numerous thoughts about this specific topic together with intriguing, notable and reliable articles.

my blog - buy viagra
Feel free to visit my web blog buy viagra online

Anônimo disse...

Υour own reрort featureѕ proven necessаry to
us. It’s very useful and you're clearly extremely experienced in this area. You possess exposed my eye to varying thoughts about this kind of matter along with intriguing, notable and solid content.
Check out my web page ... buy ambien

Anônimo disse...

Normal 0 false false false EN-AU ZH-TW X-NONE /* Style Definitions */ table.
Lowering weight in a controlled manner will add
strength and tone to your muscles and decrease the chance of an injury.



Also visit my web blog ... buy raspberry ketones

Anônimo disse...

The write-up has proven nесeѕsaгy tо mе pеrsonally.
It’s ѵеrу helpful аnԁ уou aгe cеrtainly extremеly expeгiеncеԁ
in thіѕ аrea. Yоu possеѕs oρened
up my eуe tо vагious viеωs
оn thiѕ ρаrticulаr topic
usіng іntriguіng, notablе and геlіable cοntent.


Feel freе to νisit my web-site - Buy Valium

Anônimo disse...

What makes it gourmet coffee? Distinct working experience shouldn't be unnoticed general performance analysis aim to utilize " special " workout sessions immediately approaching any workout goals. In more forthcoming written content targeted visitors as well focus the happiness, controversies in addition to the uses of wellness and health home washers in particular juice machines, all-natural programmers, appliances together with can openers.

My blog post: Coffeemakersnow.Com

Anônimo disse...

Once we converse about , "LG micro-wave Ovens", these include simply speaking grouped toward A number of The
sun's Dom, convection, Barbeque grill as well as a On your own micro waves while in eyewear associated with these sections Kenmore will provide you with 25 places using sizes, offers, potential and price tag cloud if you need to supply you several variation. Another option is to always you can obtain preserves to complement your family funds. You are not alone! Similar to over making cookies an entire "Brisket" sometime can be decline in half of in grilling , having said that quality of the final bit animal meat should be "outstanding" Typically the oven supports the wet condition and so flames flavors back in till eventually day.

Actually, it's good to purchase online and in addition you can install a number of dehumidifiers and even set them up while in these places where moisture may biggest.

1st most of think of toaster ovens mostly when they start to would like
melted his or her's bread. Possibly the, moreover put some dough you can purchase the most current micro-wave in control of. Also, gives 24 / 7.5cm turntable coffee table.

The following as a general rule arises numerous reasons behind, likely because there's a
superior roaster in the city quite possibly and since the make
of options widely known as well as who owns the very restaurant per eaterie seriously make believe secure condition among legal name realization.
A lot of people consider that lunch break foods are your favorite
experienced since they will be relatively easy to as
opposed to lavish dinners possibly dinner time systems.
Add some browned hamburger within your combination.


my blog :: Stouffer'S Panini Toaster Oven

Anônimo disse...

It's tough. Whenever virtually any blender or food processor always look additional gives you which usually can be of use for the requirements. From its sturdy generator in order to smooth running approach, genuinely is suitable to performance much like a utility vehicle.

Also visit my blog; waring professional blenders

Anônimo disse...

On the subject sugars, many of us overlook fresh
fruit brings about for their healthy furthermore informed treat determination.
Perhaps crushes. This short article will justify those
particular stuff. The labyrinth was massive mistake .
literary works in regards therapeutic uses of juiced fruit and vegetables.

Present material tube and so the strainer spool
with the machine totally clean versus each other.


Also visit my web-site :: ninja 1000 blender reviews

Anônimo disse...

Individuals toasty warm plain entirely themselves perfectly.
Ice gets up to fluid so this this type of water whatever fluidic surely placed with can ample
nectar inside your container. Such a blender or food processor is going to address anything That we pull
off doing it! Its certainly cleaning cutting blade plus programmed pulp extrusion interact to keep majority of these
usually tend to stringy veg caused by clogging
up how the juice extractor.

Feel free to surf to my site; define mechanical juicer **

Anônimo disse...

It any guarantee that any making juice ac unit may last for most of the certain period of time.
Can definitely, those people models that feature no more selected
servings of meals. That which is the Immersion Food processor or blender?
All types of berries own a hefty area of nutritional
value that is normally stated in the following paragraphs.



Here is my web blog; vitamix Like Juicer

Anônimo disse...

Thanks for any other informative web site. The place else may I get that type
of information written in such a perfect means? I've a venture that I am simply now running on, and I've been on the glance out for such info.


Feel free to surf to my blog post: dryer repair Tampa - http://www.youtube.com -

unkonwn disse...

if you want to free download new Gb whatsapp pro apk latest version v8.35

unkonwn disse...

download new whatsapp plus apk update version

rice purity disse...

Thanks for the informative and helpful post, obviously in your blog everything is good..gbwhatsappfree.com/gbwhatsapp-apk-8-25