sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Instituto divulga simulado do novo Enem; veja as questões

O Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem) divulgou o simulado do novo Exame Nacional do Ensino Médio. São 40 questões, dez de cada área --ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática--, acompanhadas de gabarito.

Veja abaixo as questões do simulado do novo Enem:

Ciências da natureza
Ciências humanas
Linguagens
Matemática

O Enem deste ano será realizado nos dias 3 e 4 de outubro em 1.619 municípios. A prova terá, no total, 180 questões e uma redação.

Haverá uma mudança na forma de correção das questões, chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item). Elas terão pontuações diferentes, de acordo com o grau de dificuldade e o chamado grau de discriminação, que é a capacidade da questão de separar os alunos mais preparados, segundo Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Além disso, o programa de computador medirá a quantidade de acertos ao acaso, ou seja, se o aluno acertou muitas questões apenas chutando.

Para Fernandes, a principal novidade do novo Enem é o maior grau de dificuldade das questões. Além disso, serão cobradas matérias como física, que não era cobrada diretamente na prova antiga.

Neste ano, o Enem servirá como forma de ingresso em universidades federais que aderiram à proposta de unificação dos vestibulares do Ministério da Educação. A prova também é obrigatória para quem quer concorrer a uma bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos), do governo federal.

danilo, feop/se

Um comentário:

Anônimo disse...

A TARDE lança simulado virtual
Da redação
Para auxiliar os mais de 440 mil estudantes baianos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na preparação para a prova, o Grupo A TARDE lança uma série de especiais sobre o ENEM em seus veículos.

Ao todo serão quatro cadernos encartados no jornal A TARDE, um canal de informações exclusivo no Mobi A TARDE (via celular) e uma novidade: a realização de um simulado virtual no portal A TARDE On Line, iniciativa inédita no Nordeste que busca auxiliar na complementação do conteúdo abordado em sala de aula.

Os cadernos encartados no jornal A TARDE, sem custo adicional para o leitor, seguem o modelo da nova prova do ENEM, com 45 questões referentes a cada área de conhecimento. O primeiro, Linguagens e Códigos, será veiculado no dia 23 de setembro, seguido de Matemática (24/9), Ciências Humanas (25/9) e Ciências da Natureza (26/9).

Também na terça-feira, 23, serão abertas as inscrições para o simulado virtual do A TARDE. Os interessados podem fazer sua inscrição até o dia 29 de setembro pelo endereço www.atarde.com.br/simuladoenem, bastando informar o código impresso nos cadernos especiais (SIMULADOFTC) e o número do CPF. Os 300 primeiros inscritos que apresentarem o comprovante de inscrição do simulado ganharão um chip conta fixa TIM, com benefício de R$ 400 em crédito com validade de 30 dias.

Cada participante inscrito só poderá fazer a prova apenas uma vez, tendo cinco horas para responder as 80 questões (20 de cada área). O gabarito oficial e comentado do simulado virtual do A TARDE será divulgado no dia 30 de setembro no próprio site, assim como o boletim de desempenho do participante. Ao longo do mês, o público poderá conferir essas e outras informações sobre o ENEM 2009 pelo canal do Mobi A TARDE (m.atarde.com.br/).