sexta-feira, 3 de julho de 2009

Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular: histórico e proposições¹

Baixe aqui o Histórico do feop ou aqui.

Hitórico

O Fórum dos Estudantes de Origem Popular (FEOP) foi proposto pelos/as bolsistas do Programa Conexões de Saberes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Este é um espaço político de debate, desenvolvimento e construção da atuação dos e das estudantes no que tange às questões que envolvem acesso e permanência na universidade pública brasileira.

A idealização do Fórum origina-se em 2005 no I Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes, em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nesta ocasião, em deliberação de assembléia com a participação de bolsistas de catorze IFES[2], que à época integravam o Programa Conexões, reconheceu-se a importância da construção de um debate que resultasse em ações, acerca da condição de acesso e permanência dos estudantes de origem popular:

a) Quais as dificuldades enfrentadas por estes e estas para ingressar ao ensino superior e, uma vez admitidos/as, qual as situações de heteronomia sociais de permanência encontrada?

b) Quais as estratégias para se manter na universidade e qual tem sido o papel desta no reconhecimento, ou não, das demandas que tangem a permanência destes/as?

No ano de 2006, realizou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) o II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes, e concomitante a ele o II Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular. Na ocasião, contamos com a participação dos e das Estudantes de Origem Popular de mais 19 Instituições Federais de Ensino Superior[3] que haviam ingressados, no ano corrente, ao Programa Conexões de Saberes. Nesta ocasião, houve a apresentação do FEOP para estes universitários e universitárias, que iniciavam no Programa. Esta apresentação foi realizada pelos/as representantes do Fórum que participaram do I Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes.

Aracaju – SE / 2007
Em maio de 2007, reuniram-se na Casa das Irmãs Teresinhas em Aracaju - SE, os e as representantes da Executiva Nacional do Fórum de 29 IFES integrantes do Programa Conexões de Saberes, a saber: UFAC, UFPA, UNIR, UFT, UFAL, UFBA, UFRB, UFC, UFMA, UFPB, UFPE, UFRPE, UFPI, UFRN, UFS, UNIVASF, UFG, UFMS, UFMT, UnB, UFES, UFMG, UFF, UFRRJ, UFRJ, UNIRIO, UFPR, UFSC e UFRGS, para definição da Estrutura de Funcionamento dos fóruns locais, regionais e nacional e suas diretrizes conceituais, metodológicas e políticas (Relatório FEOP, 2007).

Definição
O Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular é um espaço político de proposições e formulações dos e das estudantes de origem popular, no que tange às questões que envolvem ingresso e permanência com qualidade na universidade. O debate sobre a implementação de Políticas Públicas de Ação Afirmativa e as propostas do governo como Lei de Cotas (73/99)[4], REUNI e PROUNI fazem parte de nossa agenda propositiva.

Quem pode participar?
A participação no Fórum está aberta às/aos estudantes de origem popular, a movimentos sociais, estudantis e outros. A proposta do Fórum é reunir o maior números de pessoas, ONGs, Movimentos e Instituições que queiram construir uma agenda propositiva em prol da democratização do Ensino Superior no Brasil e de uma Política Educacional Anti-Racista.

Por que o FEOP é importante?
De acordo com pesquisa realizada em 2006 pelo Programa Conexões de Saberes, 9% dos calouros e calouras entrevistadas nas 32 IFES que compunham o Programa, apresentam as características comuns aos/às Estudantes de Origem Popular: pais com escolarização incompleta; universitárias/os de primeira geração; moradoras/es de espaços populares e; histórico escolar todo ou quase todo em escola pública.

Além disso, segundo pesquisa da ANDIFES 2003/2004, essas/es mesmas/os estudantes são as/os que mais apresentam uma maior vulnerabilidade social diante de necessidades básicas para uma permanência universitária com um mínimo de condições. E, são elas/es também as/os mais atingidas/os pelo fenômeno da evasão e retenção escolar no ensino superior. Os motivos que as/os levam a essa evasão ou retenção são vários, os mais freqüentes são: falta de recursos para necessidades básicas como alimentação, transporte, material didático e residência. Mas, um vilão invisível, até mesmo para a/o própria/o estudante, tem sido a falta de familiaridade com o conteúdo acadêmico e a falta de uma pedagogia que reflita a cultura popular conjugada com o conhecimento científico. Não nos basta uma Reforma Universitária, ou seja, não basta mudar a forma, precisamos mudar o conteúdo.

O Fórum de Estudantes de Origem Popular - FEOP representa um grande avanço no processo democrático brasileiro, pois pela primeira vez, estudantes universitários de origem popular, participantes de um Programa Nacional de Permanência com um forte embasamento de conteúdo político e pedagógico, se organizam também em âmbito nacional para discutir questões que permeiem o acesso e a permanência na/e para universidade pública brasileira.

Objetivo Geral
Pretende-se a solidificação desse FÓRUM como um espaço social permanente, empenhado na defesa da universidade verdadeiramente republicana, e na implementação de políticas públicas que viabilizem o acesso à universidade, bem como a permanência com sucesso de jovens de origem popular. Busca-se a participação e contribuição direta dos e das envolvidas nas ações locais, regionais e nacional do Fórum, objetivando-se a defesa dos componentes da sua agenda política propositiva. O FEOP também atua no papel de articular entre os Movimentos Sociais exógenos, a mudança de paradigma universitário na construção de uma sociedade mais igualitária e humana.

Agenda Propositiva
A função desta agenda é direcionar as discussões do FEOP, assegurando que Fóruns Locais e Regionais possam construir suas pautas e deliberações no sentindo de contribuírem para a Construção de um documento propositivo Nacional.

Para milhares de estudantes de origem popular, a renda familiar insuficiente não garante os meios de permanência com qualidade na Universidade e conclusão do curso, sendo fadados/as, muitas vezes, ao baixo rendimento acadêmico e até mesmo à evasão ou retenção. Uma vez que sua capacidade intelectual e de formação básica já foram avaliadas e aprovadas no processo seletivo de acesso à Universidade, deixar de apoiar esses estudantes, de notório baixo poder aquisitivo, seria uma discriminação no mínimo incoerente.

Mas não nos basta apenas lutar por acesso ou permanência, precisamos nos mobilizar na construção de uma nova universidade. Para isso é preciso defender uma agenda propositiva que enfrente esse desafio. Assim sendo, apresentamos abaixo, nossa agenda propositiva para a construção de uma universidade verdadeiramente republicana e pública

i) Políticas Públicas de Ações Afirmativas (Lei 73/99);

ii) Assistência Estudantil;

iii) Política Educacional Anti-Racista (implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008);

iv) Revisão do Processo de Acesso a Universidade Pública;

v) Redefinição dos Conteúdos Acadêmicos de Ensino Pesquisa e Extensão;

vi) Revisão de Programas Federais como: Reforma Universitária, REUNI, PROUNI;

É preciso atentar para o impacto da universidade na vida dos e das estudantes de origem popular. Mais do que políticas de ação afirmativa de acesso e/ou de melhoria da permanência, é necessário pensar a construção de uma nova forma de fazer pedagogia. Faz-se necessário, entretanto, valorizar dentro do espaço acadêmico o saber popular, a cultura da classe trabalhadora. A universidade não representa a classe trabalhadora desse país. Arrogantemente se coloca como o lugar da construção do conhecimento, mas é incapaz de construir uma pedagogia popular, genuinamente brasileira.

Essa dificuldade ou desinteresse dos/as gestores/as pedagógicos/as tem dificultado a permanência dos e das estudantes de origem popular na universidade, pois, se não reconhece a grande parcela trabalhadora do seu povo, criando um ambiente favorável e mais familiar àquelas/es que se originam das classes trabalhadoras, dificilmente, conseguirá manter sua identidade, transformando-a/o em profissionais alienadas/os e sem compromisso social. Não basta adotar uma política de acesso ou permanência eficaz, se não reformularmos o conteúdo acadêmico.

O espaço acadêmico brasileiro hoje é a expressão maior do preconceito social e racial no Brasil. Os indicadores apontam que menos de 15% dos e das estudantes universitárias são de origem popular e desses, menos de 3% são de origem indígena ou afrodescendentes. A universidade brasileira renega sua origem. Infelizmente, apesar da entrada de um maior contingente de negros e negras, indígenas e outras/os estudantes de origem popular na universidade, o impacto nas suas comunidades de origem ou no próprio ambiente universitário, é muito pequeno. Isso talvez deva-se ao papel catequizador da universidade na vida dessas/es estudantes que muitas vezes se veem obrigadas/os a se “camuflarem” para fugirem do estigma social, indígena e/ou afrodescendente. Desta forma, lutamos pela implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 no conteúdo acadêmico das escolas de ensino superior e assim ajudar no combate as situações de trânsfuga muitas vezes enfrentada pelos e pelas estudantes de origem popular.

Somos a favor da revisão do vestibular enquanto instrumento de ingresso a Universidade. Acreditamos que o ensino superior não deva ser considerado um grau independente do processo de formação das/os estudantes na política educacional brasileira. Não pode haver barreiras entre as diversas etapas da aprendizagem e formação, pois se trata de um processo único com diferentes fases. Toda/o estudante ao ser matriculada/o no primeiro ano da educação básica tem que ter garantido o seu ingresso no ensino superior. Só não pensa assim quem acredita que a educação básica se destina apenas a alfabetizar os filhos e filhas da classe trabalhadora para ocupar funções subalternas. A legítima democratização do ensino consiste precisamente em rever a “predestinação universitária”.

A Reforma Universitária constitui um dos aspectos da transformação geral da sociedade brasileira. Tem que ser simultânea e caminhar junto com as demais reformas exigidas pelo restante da sociedade. Não pode ser desvinculada da reforma agrária, da reforma urbana, da reforma sindical, etc..., pois está direta ou indiretamente ligada a um mesmo processo de mudança.

Acreditamos que estudar é a essência do e da estudante, mas só se torna a única, no país, onde não mais encontremos tantas desigualdades sociais.

Referências
ESTER, Buffa. PAOLO, Nosella (1997): A Educação Negada – introdução ao estudo da educação brasileira conteporânea. São Paulo: Cortez, 2a ed.
GROPPO, Luís Antonio (2006). Autogestão, Universidade e Movimento Estudantil. Campinas, SP: Autores Associados.
HADDAD, Sérgio (2008). Banco Mundial, OMC e FMI: o impacto nas políticas educacionais. São Paulo: Cortez.
PINTO, Álvaro Vieira (1994): A questão da universidade. São Paulo: Cortez, 2a ed.

Internet
http://noticias.terra.com.br/vestibular/interna/0,,OI1793982-EI8281,00.html, acesso em 09/02/2009;
http://br.groups.yahoo.com/group/conexoesbrasil/files/ acesso em 09/02/2009

[1] Colaboradores: Francisco Marcelo (Observatório de Favelas – RJ), Marcelly (FEOP/RJ), Sabrina (FEOP/RJ), Joyce (FEOP/RJ) e Bruno Santana (FEOP/UFS)
[2] A saber: UFRJ, UFF, UFC, UFPR, UFPA, UFBA, UFMS, UFES, UNB, UFPE, UFRGS, UFMG, UFAM e UFPB.
[3] A saber: UFAC, UNIR, UFRR, UNIFAP, UFT, UFMA, UFPI, UFRN, UFRPE, UFAL, UFS, UNIVASF, UFRB, UFRRJ, UFF, UNIRIO, UFSCar, UFMT, UFG e UFSC.
[4] O Projeto de Lei 73/99, que deu origem às discussões e à adoção de programas de cotas sociais e raciais nos vestibulares de universidades públicas do País, já recebeu três substitutivos, dos quais dois são voltados para estudantes indígenas. Estes não estavam contemplados no projeto de lei original, que era voltado apenas para a população negra.

baixe este documento aqui
http://www.flyupload.com/?fid=614741212
ou aqui
danilo, feop/se

18 comentários:

Anônimo disse...

Hi
http://www.performancesporthorses.com/ - clonazepam medication
25, 0.
[url=http://www.performancesporthorses.com/]klonopin mg[/url]
This drug is prescribed in treating the following conditions: epilepsy, panic disorders, anxiety disorders, bruxism, restless leg syndrome and rapid eye movement behavior disorder.
clonazepam online
0 and 2 mg respectively.

Anônimo disse...

Hello
http://www.haircolortips.net/ - cheapest viagra
Erectile dysfunction or impotency can also be described as getting an erection but the penis is not hard enough for sex.
[url=http://www.haircolortips.net/]cheap generic viagra[/url]
Viagra - Eliminate male impotenceLow cost Viagra online.
viagra pharmacy
Buy generic Viagra (Sildenafil) and save your money.

Anônimo disse...

Hello
http://www.coloradocats.org/ - propecia drug
It is not intended for severe balding problems or receding hairlines at the temple area.
[url=http://www.coloradocats.org/]order propecia[/url]
In the initial study phases of Propecia is was originally meant to be a form of treatment mainly used for prostate enlargement, but when it showed great results in the growth of hair for men it was later approved as a hair loss supplement.
propecia drug
It is not intended for severe balding problems or receding hairlines at the temple area.

Anônimo disse...

Hello all
adipex diet pills
It may be that you need to lessen your dose slowly before totally weaning off from this medication.
[url=http://www.marketingimpactzone.com/]order adipex[/url]
Phentermine can be habit-forming and must be used only by the person it was prescribed for.
http://www.marketingimpactzone.com/ - adipex pills
Always check the number of pills that you have consumed from each new bottle.

Anônimo disse...

Hello
http://www.supergoodluck.com/ - prozac online
There are numerous other ways of fighting depression, and cognitive behavior therapy is one.
[url=http://www.supergoodluck.com/]prozac anxiety[/url]
This can bring about massive improvements to the individuals life, and help them get back on the fast track to regaining the quality of life they had before depression took a hold.
fluoxetine 20 mg

With Prozac it is generally recommended that the user be at least 18 years of age due to some side effects associated with SSRIs in the United States.

Anônimo disse...

Hello
meridia pills

Contraindications for the use of Meridia include - psychiatric conditions such as serious depression or bulimia nervosa - uncontrolled hypertension - allergies to the medication for patients under 18 years old - closed angle glaucoma - pregnant or lactating women
Meridia should not be taken with other medications such as ergolines, selegiline, and triptans as it may cause severe adverse effects.
[url=http://www.buyrooibos.com/]cheap meridia[/url]
The recommended initial dosage is 10 mg once a day even with or without food.
http://www.buyrooibos.com/ - meridia pills

Most common adverse effects include: - Nausea - Headaches - stomach aches - flushing - dizziness - constipation - joint or muscle pain - dry mouth - increased blood pressure levels, so it is essential for a patient to be monitored when using this drug.

Anônimo disse...

Hello all
http://www.gamekraken.com/ - cheap phentermine online
Some of the most popular of these include: Phentercot, Teramine, Pro-fast, Adipex, and many many more.
[url=http://www.gamekraken.com/]cheap phentermine online[/url]
Ask your doctor today about Phentermine, and start chopping off those unwanted pounds.
phentermine price
The key is to research the specific medication you want first, or ask a licensed physician his opinion of the one you are eying.

Anônimo disse...

http://www.eperfumeoutlet.com/ - buy propecia online

When can I expect to see results from taking Propecia for hair loss? Generally Propecia is recommended to be taken once daily(1mg), and the male will begin to see results at the 2-3 month range.
[url=http://www.eperfumeoutlet.com/]propecia cost[/url]
Each of these medications have been proven to help a male regrow his hair, and not lose anymore.
propecia finasteride

Since there are quite a bit of side effects associated with Propecia, it is generally a good idea to have a check up with your physician before beginning the medication.

Anônimo disse...

Hello,
Best Online Casinos
Some websites are freely accessible, while you'll require putting down a certain deposit in others.
[url=http://nicheblogssquad.com/]Best Online Casinos[/url]
Although it requires sticking to different strategies to play a majority of online casino games successfully, some part of winning arrives for dumb luck.
http://nicheblogssquad.com/ - Play Online Casino
These websites are absolutely legitimate and authorized by government.

Anônimo disse...

Hello,
http://www.mycraftsolutions.com/ - cheap ambien
Millions of people worldwide have relied upon Ambien for some much needed insomnia relief.
[url=http://www.mycraftsolutions.com/]buy ambien online[/url]
Ambien has helped millions of people young and old get the sleep that they need to function at school, work, and at home for over ten years.
ambien cost
Ambien has helped millions of people young and old get the sleep that they need to function at school, work, and at home for over ten years.

Anônimo disse...

Hi,
Online Casino
Know about the varieties of games they offer in addition to their payouts.
[url=http://nicheblogssquad.com/]Online Casinos[/url]
Although it requires sticking to different strategies to play a majority of online casino games successfully, some part of winning arrives for dumb luck.
http://nicheblogssquad.com/ - Online Casinos
It does take practice and skill to become a successful poker player.

Anônimo disse...

Hi,
valium pill
By discovering the root cause of ones anxiety the individual can seek to eliminate it forever.
[url=http://www.thedrunkgeek.com/]valium anxiety[/url]

Perhaps you are seeking a solution to brief periods of anxiety you experience during the day that you feel have became permanently there on a daily basis.
http://www.thedrunkgeek.com/ - valium without prescription
Anxiety can be brought about by any number of things such as: competition in the workplace, death of a loved one, irrational thought patterns, and numerous other reasons.

Anônimo disse...

Hi,
http://www.hhservices.net/ - cheap propecia
In one 5 year study performed at a clinic it was shown that 45% of men using Propecia had hair growth improvements.
[url=http://www.hhservices.net/]generic finasteride[/url]
This hair loss solution comes in pill form, and is to be taken daily.
finasteride mg
It has been approved for consumption by the FDA, and one should not worry whether they will experience these effects with such a low percentage.

Anônimo disse...

Types Of Antipsychotic Medicine
http://www.foodfashionofindia.com/ - finasteride online
Adverse effects observed after starting medication should also be discussed with your physician immediately.
[url=http://www.foodfashionofindia.com/]buy cheap propecia[/url]
Symptoms of male breast cancer are sometimes reported by the users.
finasteride online
Patients sometimes experience hive, rash, pores on face and lips and itching.

Anônimo disse...

links newli

[url=http://runniproducadvance.blogspot.com]running product advanced[/url]
[url=http://jolfloga.blogspot.com]jolt flops gas[/url]
[url=http://moneproduadvanc.blogspot.com]money product advanced[/url]
[url=http://amanoki.blogspot.com]arm mask nokia[/url]

mostly viewed orbng

Anônimo disse...

related utcca

[url=http://closplanfami.blogspot.com]closet plants family[/url]
[url=http://pottegrifoa.blogspot.com]pottery grill foam[/url]
[url=http://vcr-dvd.blogspot.com/2009/10/dvd-recorder-vcr-combo-finally-vhs.html]dvd recorder & vcr combo[/url]
[url=http://informatirinbirthston.blogspot.com]information ring birthstone[/url]
[url=http://pastsearho.blogspot.com]pasta search hot[/url]

sites upund

Anônimo disse...

Download Shaggy Mp3 (11)
http://danceplatform.net/artist528798/dj-schwede/1/ - Download Dj Schwede Mp3 (3) [url=http://danceplatform.net/artist329515/dj-galconda/1/]Download Dj Galconda Mp3[/url] (1) Download Clueless Mp3 (2) Download Wadali Brothers Mp3 (2) [url=http://danceplatform.net/artist288635/akufen/1/]Download Akufen Mp3[/url] (8) Download Das Modul Mp3 (2) http://danceplatform.net/artist305295/mo-horizons/1/ - Download Mo' Horizons Mp3 (6) [url=http://danceplatform.net/artist345384/charly-lownoise-and-menthal-theo/1/]Download Charly Lownoise and Menthal Theo Mp3[/url] (1) Download Urban Cookie Collective Mp3 (5) [url=http://danceplatform.net/artist324839/dj-ze-mig-l/1/]Download DJ Ze Mig-L Mp3[/url] (2) Download Curd Duca Mp3 (1) http://danceplatform.net/artist507973/merciless/1/ - Download Merciless Mp3 (2) Download D-Formation and Carlos Manaca Mp3 (1) [url=http://danceplatform.net/artist317643/green-court-feat-devision/1/]Download Green Court feat. DeVision Mp3[/url] (1) http://danceplatform.net/artist238221/20-fingers/1/ - Download 20 FINGERS Mp3 (3)

Anônimo disse...

Hi people! How are you?
[url=http://pepupuro.tripod.com/teens-pencil-cases.html]teens pencil cases[/url]
[url=http://quxivoze.angelfire.com/tokyo-marui-mp5.html]tokyo marui mp5[/url]
[url=http://jivedoce.angelfire.com/gaylord-palms-resort.html]gaylord palms resort[/url]
[url=http://pepupuro.tripod.com/piczo-glitter-graphics-doll-makers.html]piczo glitter graphics doll makers[/url]
[url=http://zavitoja.tripod.com/alvin-drafting-table.html]alvin drafting table[/url]
[url=http://pepupuro.tripod.com/cheap-marseille-hotels.html]cheap marseille hotels[/url]
[url=http://pepupuro.tripod.com/naples-travel-soccer.html]naples travel soccer[/url]
[url=http://zavitoja.tripod.com/free-nottingham-dating.html]free nottingham dating[/url]
[url=http://pepupuro.tripod.com/electronic-piano-keyboard-ratings.html]electronic piano keyboard ratings[/url]
[url=http://pepupuro.tripod.com/symptoms-of-swimmers-ear.html]symptoms of swimmers ear[/url]

credit debt counseling m3
omron hj 151
justin boots justin texas
downtown raleigh motels
chest freezer baskets
cheapest broadband uk compare
beatty nevada motels
woodfin hotels brea
compare fuji finepix cameras
handmade soap recipes


belize vacations belize travel
tz spyware adware remover
deep pocket flannel sheets
regrowth hair loss
newport homes for sale ca