terça-feira, 16 de junho de 2009

Cotas, agora, em escolinha de esportes nas praias

Prefeitura estuda reservar vagas grátis para alunos da rede pública e faz censo nas areias

Rio - As cotas estão indo para a praia. A polêmica reserva de vagas pode chegar às escolinhas de esporte da orla do Rio, segundo projeto em análise pela prefeitura. A ideia é garantir vagas gratuitas para alunos da rede pública. O Comitê Gestor, formado por representantes de diversas secretarias, já começou um levantamento das escolas para implantá-lo.

Não são só as cotas que podem estar a caminho do mar. A prefeitura ainda admite dar uma ‘mexida’ nas areias. A Secretaria de Esporte e Lazer explica que o mapeamento vai revelar, além do total de escolinhas e áreas de atuação, a ‘identidade esportiva’ de toda a orla. A partir dos resultados, que devem sair já no fim da semana, o Município pode transferir escolinhas de lugar, caso seja constatado que uma praia esteja ‘lotada’ de instituições ou que uma região é mais carente de escolas que outra.

O administrador regional que representa Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Gávea e Lagoa, Bernardo Carvalho, pretende espalhar as turmas. “Queremos democratizar o esporte na praia”, detalhou.

A proposta divide quem vive na areia. “O governo está passando para nós responsabilidades dele. Somos uma empresa e já temos nossa política de inclusão social, com bolsas”, critica a coordenadora- geral da Escola de Futebol de areia do Flamengo, em Copacabana, Patrícia Mendes.

Já a jogadora de vôlei Jaqueline Silva, que tem um projeto social em Ipanema, na altura da Rua Garcia D’Ávila, para formação de atletas, gostou da novidade: “É ótimo que isso esteja acontecendo. Só exigimos que estejam estudando”.

Choque na orla no inverno

O secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, já havia prometido que as operações do Choque de Ordem chegariam às praias cariocas no inverno, para não atrapalhar os banhistas no verão, e contou que o mapeamento das escolinhas faz parte deste projeto.

“Estamos nos reunindo no Comitê Gestor da Orla para discutir, além da questão das escolinhas, assuntos como redes de vôlei, chuveiros e recadastramento de ambulantes. Vamos começar a operar nas praias e até setembro os cariocas vão sentir uma diferença”, revelou o secretário.

A secretaria, que já intensificou o controle sobre o jogo de frescobol e os donos que deixam cachorros na areia, promete aumentar o número de guardas municipais nas praias já em julho.

Recebido da lista do Conexões Unirio e enviado por Sabrina pra lista nacional do Feop
Danilo, feop/se
sencenne sec. gênero

Nenhum comentário: